O USO DE CELULARES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA ATRAVÉS DO STOP MOTION NO ENSINO DE FÍSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98767 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5428 "inscrito_id" => 9159 "titulo" => "O USO DE CELULARES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA ATRAVÉS DO STOP MOTION NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O uso de tecnologias como ferramenta didática no ensino tem se mostrado cada vez mais eficiente, contribuindo para um ensino mais interativo e atraente para os estudantes. Uma dessas tecnologias pode ser o uso dos celulares como ferramenta didática, que permite a criação de animações stop motion no ensino de Física. O stop motion é uma técnica de animação que consiste em criar uma animação a quadro com fotografias estáticas, em que os objetos são movidos levemente em cada quadro para dar a ilusão de movimento. O uso dessa técnica no ensino de Física permite a criação de animações que ilustram conceitos físicos, como movimento, força, energia e óptica. O uso de celulares como ferramenta para criar animações stop motion torna o processo acessível e econômico, pois não é necessário o uso de equipamentos caros. Além disso, é uma forma de aproveitar o interesse dos estudantes por tecnologia e incentivar a sua criatividade. Para utilizar o stop motion como ferramenta didática no ensino de Física, é necessário que os estudantes possuam conhecimento básico sobre a técnica e utilizem aplicativos de edição de vídeo disponíveis gratuitamente para celular, como o Stop Motion Studio. A criação de animações stop motion no ensino de Física permite que os estudantes experimentem conceitos físicos de forma visual e interativa, ajudando na compreensão dos conceitos teóricos. Além disso, a criação das animações requer que os estudantes usem a criatividade para solucionar problemas e criar a história. O uso de celulares como ferramenta didática através do stop motion pode ser uma alternativa criativa e acessível para o ensino de Física, permitindo uma maior interatividade dos estudantes com os conceitos abstratos da disciplina, além de desenvolver habilidades importantes para a vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9159_TB5428_04072023222848.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSON GABRIEL PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Jackson Gabriel" "autor_email" => "jacksong819@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98767 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5428 "inscrito_id" => 9159 "titulo" => "O USO DE CELULARES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA ATRAVÉS DO STOP MOTION NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O uso de tecnologias como ferramenta didática no ensino tem se mostrado cada vez mais eficiente, contribuindo para um ensino mais interativo e atraente para os estudantes. Uma dessas tecnologias pode ser o uso dos celulares como ferramenta didática, que permite a criação de animações stop motion no ensino de Física. O stop motion é uma técnica de animação que consiste em criar uma animação a quadro com fotografias estáticas, em que os objetos são movidos levemente em cada quadro para dar a ilusão de movimento. O uso dessa técnica no ensino de Física permite a criação de animações que ilustram conceitos físicos, como movimento, força, energia e óptica. O uso de celulares como ferramenta para criar animações stop motion torna o processo acessível e econômico, pois não é necessário o uso de equipamentos caros. Além disso, é uma forma de aproveitar o interesse dos estudantes por tecnologia e incentivar a sua criatividade. Para utilizar o stop motion como ferramenta didática no ensino de Física, é necessário que os estudantes possuam conhecimento básico sobre a técnica e utilizem aplicativos de edição de vídeo disponíveis gratuitamente para celular, como o Stop Motion Studio. A criação de animações stop motion no ensino de Física permite que os estudantes experimentem conceitos físicos de forma visual e interativa, ajudando na compreensão dos conceitos teóricos. Além disso, a criação das animações requer que os estudantes usem a criatividade para solucionar problemas e criar a história. O uso de celulares como ferramenta didática através do stop motion pode ser uma alternativa criativa e acessível para o ensino de Física, permitindo uma maior interatividade dos estudantes com os conceitos abstratos da disciplina, além de desenvolver habilidades importantes para a vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9159_TB5428_04072023222848.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSON GABRIEL PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Jackson Gabriel" "autor_email" => "jacksong819@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }