A CIÊNCIA POR TRÁS DA ASTÚCIA DE SHERLOCK HOLMES: EXPLORANDO A QUÍMICA FORENSE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95822 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1544 "inscrito_id" => 8322 "titulo" => "A CIÊNCIA POR TRÁS DA ASTÚCIA DE SHERLOCK HOLMES: EXPLORANDO A QUÍMICA FORENSE" "resumo" => "Personagens fictícios são bastante usados em atividades educativas lúdicas, auxiliando os alunos na compreensão de conteúdos de diferentes gêneros fazendo uso de uma linguagem mais simples e agradável e está se tornando uma ação cada vez mais praticada nas escolas. A utilização dos personagens facilita com que os alunos desenvolvam sua imaginação e criatividade, aumentando sua motivação para aprender. Visando essa forma de lecionar, analisa-se que Sherlock Holmes, um personagem criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, é um detetive particular mundialmente conhecido por suas habilidades de solucionar casos criminais, utilizando métodos científicos, muitas das vezes inspirados na química. Sua história abrange várias áreas da química, como a análise de componentes químico para identificar substâncias e utilização de venenos e outras misturas tóxicas como métodos de assassinato. Holmes também possuía outras técnicas que eram utilizadas para a análise de impressão digital e exames de sangue para encontrar evidências e suspeitos do crime. Dessa forma, este artigo tem como objetivo, utilizar Holmes para explicar conteúdos de química, enfatizando a ciência forense, que assim como Sherlock, utiliza de métodos científicos para investigar crimes e analisar evidências. O desenvolvimento metodológico se organizou em duas etapas, focando na exposição que será realizada na feira de ciências proposta pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte: Primeiramente, foram feitas pesquisas sobre o personagem Sherlock e o seu modo de investigação. Em seguida, foi realizada uma análise de como incorporar o personagem nos estudos da química de forma dinâmica e interessante, sendo então, uma metodologia de caráter exploratório e com cunho bibliográfico. O projeto possui, como resultados esperados, contribuir para o avanço no campo da educação, auxiliando os professores no processo de ensino e aprendizagem utilizando métodos mais envolventes e interativos, estimulando a imaginação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID8322_TB1544_03052023201109.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA KARINA MORAIS" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria.karina@escolar.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95822 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1544 "inscrito_id" => 8322 "titulo" => "A CIÊNCIA POR TRÁS DA ASTÚCIA DE SHERLOCK HOLMES: EXPLORANDO A QUÍMICA FORENSE" "resumo" => "Personagens fictícios são bastante usados em atividades educativas lúdicas, auxiliando os alunos na compreensão de conteúdos de diferentes gêneros fazendo uso de uma linguagem mais simples e agradável e está se tornando uma ação cada vez mais praticada nas escolas. A utilização dos personagens facilita com que os alunos desenvolvam sua imaginação e criatividade, aumentando sua motivação para aprender. Visando essa forma de lecionar, analisa-se que Sherlock Holmes, um personagem criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, é um detetive particular mundialmente conhecido por suas habilidades de solucionar casos criminais, utilizando métodos científicos, muitas das vezes inspirados na química. Sua história abrange várias áreas da química, como a análise de componentes químico para identificar substâncias e utilização de venenos e outras misturas tóxicas como métodos de assassinato. Holmes também possuía outras técnicas que eram utilizadas para a análise de impressão digital e exames de sangue para encontrar evidências e suspeitos do crime. Dessa forma, este artigo tem como objetivo, utilizar Holmes para explicar conteúdos de química, enfatizando a ciência forense, que assim como Sherlock, utiliza de métodos científicos para investigar crimes e analisar evidências. O desenvolvimento metodológico se organizou em duas etapas, focando na exposição que será realizada na feira de ciências proposta pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte: Primeiramente, foram feitas pesquisas sobre o personagem Sherlock e o seu modo de investigação. Em seguida, foi realizada uma análise de como incorporar o personagem nos estudos da química de forma dinâmica e interessante, sendo então, uma metodologia de caráter exploratório e com cunho bibliográfico. O projeto possui, como resultados esperados, contribuir para o avanço no campo da educação, auxiliando os professores no processo de ensino e aprendizagem utilizando métodos mais envolventes e interativos, estimulando a imaginação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID8322_TB1544_03052023201109.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA KARINA MORAIS" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria.karina@escolar.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }