PROPOSTA DE ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA UMA TURMA DO 7º ANO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95906 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1649 "inscrito_id" => 13055 "titulo" => "PROPOSTA DE ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA UMA TURMA DO 7º ANO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do gênero textual histórias em quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa e como estes textos podem contribuir para o desenvolvimento de competências em práticas de leitura e de escrita. Com base na concepção sociointeracional da linguagem, este trabalho utiliza o uso das HQs como estratégia metodológica para despertar nos estudantes o interesse pela leitura proficiente, visando refletindo sobre a compreensão leitora de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Na fundamentação teórica da pesquisa, foram abordadas as concepções de linguagem de Koch e Elias (2007), as formas de apreensão de sentidos para os textos no âmbito dos gêneros textuais/discursivos, as diferenças entre tipo e gênero textual e a intertextualidade inter-gênero de Marcuschi (2005), além do quadro do ensino de produção textual de acordo com Marcuschi (2018). Nesse sentido, o referido trabalho utiliza-se do método da sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como recurso pedagógico que auxilia o professor a despertar no aluno o interesse pela leitura e, consequentemente, compreender o que lê, além de produzir textos adequadamente, servindo como base para um instrumento norteador para que o professor possa elaborar sua sequência didática para alcançar o objetivo da aula, nesse sentido, é importante destacar que o ensino de língua portuguesa deve ir além do ensino de regras, sendo necessário considerar as práticas sociais em que a língua é utilizada. O estudo HQs pode contribuir para que os alunos sejam capazes de compreender as estratégias de linguagem utilizadas em um texto desse tipo, bem como desenvolver a capacidade de produzir seus próprios quadrinhos. A escolha desse gênero textual se deu por sua linguagem simples e direta, estrutura narrativa curta, diversidade temática e forte constituição visual, o que facilitou o estímulo à leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13055_TB1649_01122023111144.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ALTAMARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALTAMARA" "autor_email" => "letrasnara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95906 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1649 "inscrito_id" => 13055 "titulo" => "PROPOSTA DE ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA UMA TURMA DO 7º ANO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do gênero textual histórias em quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa e como estes textos podem contribuir para o desenvolvimento de competências em práticas de leitura e de escrita. Com base na concepção sociointeracional da linguagem, este trabalho utiliza o uso das HQs como estratégia metodológica para despertar nos estudantes o interesse pela leitura proficiente, visando refletindo sobre a compreensão leitora de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Na fundamentação teórica da pesquisa, foram abordadas as concepções de linguagem de Koch e Elias (2007), as formas de apreensão de sentidos para os textos no âmbito dos gêneros textuais/discursivos, as diferenças entre tipo e gênero textual e a intertextualidade inter-gênero de Marcuschi (2005), além do quadro do ensino de produção textual de acordo com Marcuschi (2018). Nesse sentido, o referido trabalho utiliza-se do método da sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como recurso pedagógico que auxilia o professor a despertar no aluno o interesse pela leitura e, consequentemente, compreender o que lê, além de produzir textos adequadamente, servindo como base para um instrumento norteador para que o professor possa elaborar sua sequência didática para alcançar o objetivo da aula, nesse sentido, é importante destacar que o ensino de língua portuguesa deve ir além do ensino de regras, sendo necessário considerar as práticas sociais em que a língua é utilizada. O estudo HQs pode contribuir para que os alunos sejam capazes de compreender as estratégias de linguagem utilizadas em um texto desse tipo, bem como desenvolver a capacidade de produzir seus próprios quadrinhos. A escolha desse gênero textual se deu por sua linguagem simples e direta, estrutura narrativa curta, diversidade temática e forte constituição visual, o que facilitou o estímulo à leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13055_TB1649_01122023111144.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ALTAMARA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALTAMARA" "autor_email" => "letrasnara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }