ABORDAGEM DA METODOLOGIA STEM NO ENSINO DE QUIMICA NO CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100039 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7102 "inscrito_id" => 20816 "titulo" => "ABORDAGEM DA METODOLOGIA STEM NO ENSINO DE QUIMICA NO CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA." "resumo" => "Devido à preocupação do mau desempenho dos alunos em Ciências da Natureza e Matemática têm-se buscado um modelo de ensino mais dinâmico que desenvolva nos alunos as Habilidades do Século XXI, como a resolução de problemas, habilidades de colaboração e desenvolvimento do pensamento crítico, e a metodologia STEM que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática é uma forma de enfatizar a aplicação dessas disciplinas em um contexto de mundo. Dessa forma o presente trabalho teve como proposta principal a aplicação da metodologia STEM em uma aula da disciplina de Química lecionando o conteúdo de Eletroquímica. A pesquisa foi realizada numa escola em Fortaleza-Ce com uma turma do 3º ano do Ensino Médio, tendo como base a discussão de uma notícia intitulada “ Primeira Molécula de Hidrogênio Verde Produzida no Brasil é Lançada no Ceará ” relacionando-a a cada área abordada no STEM, em seguida os alunos realizaram uma atividade prática de eletrólise para que pudessem ver na prática como acontece a liberação do gás hidrogênio em uma solução aquosa de Cloreto de sódio utilizando apenas materiais alternativos. A abordagem interdisciplinar da metodologia STEM mostrou-se enriquecedora, uma vez que estimula a aprendizagem de forma significativa ao relacionar conceitos antes não perceptíveis com o cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581879adfa55_19122023090754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 09:07:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VITOR MACEDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulovitormacedo@alu.ufc." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100039 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7102 "inscrito_id" => 20816 "titulo" => "ABORDAGEM DA METODOLOGIA STEM NO ENSINO DE QUIMICA NO CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA." "resumo" => "Devido à preocupação do mau desempenho dos alunos em Ciências da Natureza e Matemática têm-se buscado um modelo de ensino mais dinâmico que desenvolva nos alunos as Habilidades do Século XXI, como a resolução de problemas, habilidades de colaboração e desenvolvimento do pensamento crítico, e a metodologia STEM que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática é uma forma de enfatizar a aplicação dessas disciplinas em um contexto de mundo. Dessa forma o presente trabalho teve como proposta principal a aplicação da metodologia STEM em uma aula da disciplina de Química lecionando o conteúdo de Eletroquímica. A pesquisa foi realizada numa escola em Fortaleza-Ce com uma turma do 3º ano do Ensino Médio, tendo como base a discussão de uma notícia intitulada “ Primeira Molécula de Hidrogênio Verde Produzida no Brasil é Lançada no Ceará ” relacionando-a a cada área abordada no STEM, em seguida os alunos realizaram uma atividade prática de eletrólise para que pudessem ver na prática como acontece a liberação do gás hidrogênio em uma solução aquosa de Cloreto de sódio utilizando apenas materiais alternativos. A abordagem interdisciplinar da metodologia STEM mostrou-se enriquecedora, uma vez que estimula a aprendizagem de forma significativa ao relacionar conceitos antes não perceptíveis com o cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581879adfa55_19122023090754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 09:07:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VITOR MACEDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulovitormacedo@alu.ufc." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }