ENSINO-APRENDIZAGEM: A CHARGE COMO MEDIADORA NA ILUSTRAÇÃO DA GEOGRAFIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99056 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5811 "inscrito_id" => 18863 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM: A CHARGE COMO MEDIADORA NA ILUSTRAÇÃO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "A disciplina de Geografia é vista em muitos momentos como monótona, justamente por alguns professores não utilizarem dos recursos didáticos para aprimorar suas aulas, trazendo para a sala de aula apenas o livro didático de forma muito decorativa o que prejudica a qualidade da aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva é interessante ressaltar a importância de ser um professor reflexivo, que pesquisa por metodologias que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Sendo assim, para que a disciplina de Geografia seja vista como atrativa para os alunos, no referido trabalho apresentaremos a importância de se construir conhecimento geográfico a partir da utilização da charge como recurso didático. Baseando-se nisso, o referido trabalho contou com as contribuições de Cavalcanti (2002) e Mendes (2012) entre outros. A charge pode ser utilizada como recurso didático na sala de aula e esse recurso apresenta-se como potencialidade a ser explorado e disseminado no âmbito educacional, pois além de despertar a curiosidade no estudante, faz com que este se interesse pelo conteúdo que está sendo construído, pois a charge atua como uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, contendo imagem verbal ou não verbal feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade podendo esse ser relacionado com as temáticas geográficas e com o cotidiano do aluno, fazendo com que os estudantes enxerguem a Geografia como uma disciplina fascinante, que está presente em sua vida, tornando assim um ensino crítico e de qualidade para nossos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18863_TB5811_04102023151544.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROL KAREN DO NASCIMENTO DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "KAROL" "autor_email" => "kklucena02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99056 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5811 "inscrito_id" => 18863 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM: A CHARGE COMO MEDIADORA NA ILUSTRAÇÃO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "A disciplina de Geografia é vista em muitos momentos como monótona, justamente por alguns professores não utilizarem dos recursos didáticos para aprimorar suas aulas, trazendo para a sala de aula apenas o livro didático de forma muito decorativa o que prejudica a qualidade da aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva é interessante ressaltar a importância de ser um professor reflexivo, que pesquisa por metodologias que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Sendo assim, para que a disciplina de Geografia seja vista como atrativa para os alunos, no referido trabalho apresentaremos a importância de se construir conhecimento geográfico a partir da utilização da charge como recurso didático. Baseando-se nisso, o referido trabalho contou com as contribuições de Cavalcanti (2002) e Mendes (2012) entre outros. A charge pode ser utilizada como recurso didático na sala de aula e esse recurso apresenta-se como potencialidade a ser explorado e disseminado no âmbito educacional, pois além de despertar a curiosidade no estudante, faz com que este se interesse pelo conteúdo que está sendo construído, pois a charge atua como uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, contendo imagem verbal ou não verbal feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade podendo esse ser relacionado com as temáticas geográficas e com o cotidiano do aluno, fazendo com que os estudantes enxerguem a Geografia como uma disciplina fascinante, que está presente em sua vida, tornando assim um ensino crítico e de qualidade para nossos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18863_TB5811_04102023151544.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROL KAREN DO NASCIMENTO DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "KAROL" "autor_email" => "kklucena02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }