O ENSINO DE CARTOGRAFIA NO CONTEXTO PANDÊMICO DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98161 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4660 "inscrito_id" => 19455 "titulo" => "O ENSINO DE CARTOGRAFIA NO CONTEXTO PANDÊMICO DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral compreender as diferentes metodologias e recursos didáticos utilizados na disciplina de cartografia básica durante o ensino remoto, realizado nos períodos (2020.3 a 2021.1) e como objetivos específicos registrar os avanços e dificuldades com a alfabetização e letramento cartográfico; analisar a efetividade do ensino durante o momento emergencial na disciplina de cartografia; explicar o uso de metodologias e recursos didáticos no contexto de crise; e demonstrar como essa modalidade de ensino influenciou a capacitação dos alunos à leitura, interpretação e uso prático das técnicas cartográficas. A metodologia consistiu em uma pesquisa quantitativa realizada por meio de um questionário que buscou validar a aprendizagem dos discentes que cursaram a disciplina, no curso de Licenciatura Plena em Geografia, durante o contexto de crise, a partir de uma auto análise realizada pelos mesmos. O conceito de cartografia que fundamenta este artigo é estabelecido por Silva e Portela (2020), que se referem a cartografia enquanto linguagem científica. O resultado mostrou que a maioria dos alunos se consideram aptos às habilitações cartográficas. Durante a disciplina foram utilizados uma série de recursos didáticos como mapas, jogos, app, podcasts, além de três monitores que estariam a todo momento aptos a tirar as dúvidas e sanar as dificuldades dos alunos e alunas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19455_TB4660_20112023182438.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA FERNANDES LUCENA" "autor_nome_curto" => "Maria Eduarda" "autor_email" => "eduarda.cena01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98161 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4660 "inscrito_id" => 19455 "titulo" => "O ENSINO DE CARTOGRAFIA NO CONTEXTO PANDÊMICO DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral compreender as diferentes metodologias e recursos didáticos utilizados na disciplina de cartografia básica durante o ensino remoto, realizado nos períodos (2020.3 a 2021.1) e como objetivos específicos registrar os avanços e dificuldades com a alfabetização e letramento cartográfico; analisar a efetividade do ensino durante o momento emergencial na disciplina de cartografia; explicar o uso de metodologias e recursos didáticos no contexto de crise; e demonstrar como essa modalidade de ensino influenciou a capacitação dos alunos à leitura, interpretação e uso prático das técnicas cartográficas. A metodologia consistiu em uma pesquisa quantitativa realizada por meio de um questionário que buscou validar a aprendizagem dos discentes que cursaram a disciplina, no curso de Licenciatura Plena em Geografia, durante o contexto de crise, a partir de uma auto análise realizada pelos mesmos. O conceito de cartografia que fundamenta este artigo é estabelecido por Silva e Portela (2020), que se referem a cartografia enquanto linguagem científica. O resultado mostrou que a maioria dos alunos se consideram aptos às habilitações cartográficas. Durante a disciplina foram utilizados uma série de recursos didáticos como mapas, jogos, app, podcasts, além de três monitores que estariam a todo momento aptos a tirar as dúvidas e sanar as dificuldades dos alunos e alunas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19455_TB4660_20112023182438.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA FERNANDES LUCENA" "autor_nome_curto" => "Maria Eduarda" "autor_email" => "eduarda.cena01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }