METODOLOGIAS ATIVAS E A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EAD: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96013 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1791 "inscrito_id" => 4936 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EAD: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Quando refletimos sobre as possibilidades de ensino-aprendizagem e métodos de construção do conhecimento, percebemos a facilidade de poder inovar na sala de aula. As metodologias ativas são um exemplo dessa abertura educacional e promoção de um ensino baseado na ação do educando. Mas, e quando estamos lidando com a modalidade de ensino à distância, como desenvolver a metodologia ativa? É inquestionável que as tecnologias da informação e comunicação facilitaram o acesso ao ensino superior por meio da EAD, mas quais são as dificuldades do trabalho docente no ensino superior à distância? Como é possível desenvolver a inovação em sala de aula quando existem barreiras na prática docente no âmbito estrutural e didático? Este artigo busca compreender o processo de atuação do docente do ensino superior na modalidade EAD e a aplicação da metodologia ativa PBL - Problem Based Learning como atividade avaliativa de alunos do segundo período do curso de Pedagogia da Faculdade Rebouças de Campina Grande. Busca-se entender a eficácia da aprendizagem baseada em problema no desenvolvimento cognitivo dos alunos e os desafios da relação à distância para construção do projeto. A pesquisa, de cunho qualitativo, usou como método o estudo de caso, analisando o contexto da realização da atividade avaliativa PBL, a interação das alunas, a apresentação presencial da proposta, bem como a relação docente-alunos no processo de construção de saberes. Conclui-se que as metodologias ativas são capazes de transformar o processo de ensino-aprendizagem satisfatório, mesmo no ensino à distância. A aprendizagem se torna mais significativa, já que os alunos experimentam um método que os coloca no papel ativo. O professor continua no seu desafio de ensinar, porém com um leque de possibilidades para enfrentar os desafios do ensino EAD e vislumbrando vantagens e pontos positivos que colaboram para uma educação inovadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4936_TB1791_19112023213748.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA RAMOS PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "ramospimentel@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96013 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1791 "inscrito_id" => 4936 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EAD: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Quando refletimos sobre as possibilidades de ensino-aprendizagem e métodos de construção do conhecimento, percebemos a facilidade de poder inovar na sala de aula. As metodologias ativas são um exemplo dessa abertura educacional e promoção de um ensino baseado na ação do educando. Mas, e quando estamos lidando com a modalidade de ensino à distância, como desenvolver a metodologia ativa? É inquestionável que as tecnologias da informação e comunicação facilitaram o acesso ao ensino superior por meio da EAD, mas quais são as dificuldades do trabalho docente no ensino superior à distância? Como é possível desenvolver a inovação em sala de aula quando existem barreiras na prática docente no âmbito estrutural e didático? Este artigo busca compreender o processo de atuação do docente do ensino superior na modalidade EAD e a aplicação da metodologia ativa PBL - Problem Based Learning como atividade avaliativa de alunos do segundo período do curso de Pedagogia da Faculdade Rebouças de Campina Grande. Busca-se entender a eficácia da aprendizagem baseada em problema no desenvolvimento cognitivo dos alunos e os desafios da relação à distância para construção do projeto. A pesquisa, de cunho qualitativo, usou como método o estudo de caso, analisando o contexto da realização da atividade avaliativa PBL, a interação das alunas, a apresentação presencial da proposta, bem como a relação docente-alunos no processo de construção de saberes. Conclui-se que as metodologias ativas são capazes de transformar o processo de ensino-aprendizagem satisfatório, mesmo no ensino à distância. A aprendizagem se torna mais significativa, já que os alunos experimentam um método que os coloca no papel ativo. O professor continua no seu desafio de ensinar, porém com um leque de possibilidades para enfrentar os desafios do ensino EAD e vislumbrando vantagens e pontos positivos que colaboram para uma educação inovadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4936_TB1791_19112023213748.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA RAMOS PIMENTEL" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "ramospimentel@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }