FORMAÇÃO CONTINUADA DIFERENCIADA: O USO DE RECURSOS NATURAIS, COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO POVO INDÍGENA MACUXI DE NORMANDIA-RR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95043 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 542 "inscrito_id" => 10229 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DIFERENCIADA: O USO DE RECURSOS NATURAIS, COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO POVO INDÍGENA MACUXI DE NORMANDIA-RR" "resumo" => "A educação indígena escolar, tem como objetivo preservar a sua identidade ético racial, valorizando o uso da língua materna, suas crenças, sua ciência, seus valores e seus saberes. A metodologia que motivou a formação apresentada foi construída a partir das experiência e saberes do povo indígena Macuxi da Terra Indígena Raposa Serra do Sol da Região de Normandia-RR. Desta forma, a formação continuada diferenciada visa preservar a identidade cultural, através das habilidades construídas nas escolas do município, tendo os recursos naturais e saberes indígenas, presentes nas comunidades, como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem. Com isso, se espera que os professores e professoras construam um novo olhar diferenciado para a realidade encontrada dentro da comunidade. Neste contexto, metodologias como essas, visam beneficiar a construção de recursos pedagógicos a partir do cenário da realidade do professor, professora, alunos e alunas indígenas. Dessa maneira, novas perspectivas metodológicas indígenas, buscam atingir metodologias que englobem o processo ético cultural e intercultural dos alunos e alunas indígenas ademais de melhorar os níveis de aprendizagem. Com isso, enfatiza-se que tais processos educacionais, visa reconhecer tal importância no processo de formação do professor indígena, para sua progressiva qualificação para atuar em sala de aula em retorno educacional a sua etnia pertencente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10229_TB542_16102023202052.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDOMARA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "LINDOMARA" "autor_email" => "lindomarandias@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR DE SECRETARIADO DE PERNAMBUCO (ESUSPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95043 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 542 "inscrito_id" => 10229 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DIFERENCIADA: O USO DE RECURSOS NATURAIS, COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO POVO INDÍGENA MACUXI DE NORMANDIA-RR" "resumo" => "A educação indígena escolar, tem como objetivo preservar a sua identidade ético racial, valorizando o uso da língua materna, suas crenças, sua ciência, seus valores e seus saberes. A metodologia que motivou a formação apresentada foi construída a partir das experiência e saberes do povo indígena Macuxi da Terra Indígena Raposa Serra do Sol da Região de Normandia-RR. Desta forma, a formação continuada diferenciada visa preservar a identidade cultural, através das habilidades construídas nas escolas do município, tendo os recursos naturais e saberes indígenas, presentes nas comunidades, como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem. Com isso, se espera que os professores e professoras construam um novo olhar diferenciado para a realidade encontrada dentro da comunidade. Neste contexto, metodologias como essas, visam beneficiar a construção de recursos pedagógicos a partir do cenário da realidade do professor, professora, alunos e alunas indígenas. Dessa maneira, novas perspectivas metodológicas indígenas, buscam atingir metodologias que englobem o processo ético cultural e intercultural dos alunos e alunas indígenas ademais de melhorar os níveis de aprendizagem. Com isso, enfatiza-se que tais processos educacionais, visa reconhecer tal importância no processo de formação do professor indígena, para sua progressiva qualificação para atuar em sala de aula em retorno educacional a sua etnia pertencente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10229_TB542_16102023202052.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDOMARA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "LINDOMARA" "autor_email" => "lindomarandias@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR DE SECRETARIADO DE PERNAMBUCO (ESUSPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }