OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO CERNE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO GEOGRÁFICO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97542 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3846 "inscrito_id" => 3114 "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO CERNE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO GEOGRÁFICO." "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem é uma pauta bastante discutida na atualidade, essa discussão tem por objetivo trazer maneiras diferentes de ensinar aos alunos, ou seja à se distanciar do domínio “ensino tradicional” e passar a ser os protagonista em sala de aula. Os professores tem o papel de criar uma aprendizagem eficaz, aonde o aluno se sinta incluído nas discussões a qual sucede a ter um processo de opiniões críticas e não repetidores de conhecimento. Tendo em vista o ensino da geografia umas das principais disciplinas no ensino básico, a mesma enfrenta falta de atenção, ao modo que se trabalha apenas de forma “monótona” por alguns profissionais, ao ponto que a matéria tem um leque de possibilidades de aulas interativas, como: aulas de campos; no próprio ambiente escolar trabalhar sobre localização e orientação, incluir materiais como mapas, globos e etc. Para tanto, medir os conhecimentos desses alunos deve ser revista já que o método de avaliação como provas e trabalhos a quais são atribuídas notas, é visto de forma ultrapassada, a qual não pode ser considerada eficaz o conhecimento a ele atribuído. Apesar de toda discussão em volta desse assunto, as metodologias ativas é de extrema importância que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Portanto essa forma de ensino ajusta os objetivos de trabalhar os conteúdos de acordo com a necessidade dos alunos. Diante dos benefícios que a metodologia “moderna” pode agregar aos alunos e professores, nesse trabalho destacamos alguns pontos que podemos observar no estágio a dificuldade de adesão do professor(a) a essas metodologias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3114_TB3846_04102023202658.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA GABRIELLA DA SILVA PAIVA" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "barbaragabriella@alu.uern" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97542 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3846 "inscrito_id" => 3114 "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO CERNE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO GEOGRÁFICO." "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem é uma pauta bastante discutida na atualidade, essa discussão tem por objetivo trazer maneiras diferentes de ensinar aos alunos, ou seja à se distanciar do domínio “ensino tradicional” e passar a ser os protagonista em sala de aula. Os professores tem o papel de criar uma aprendizagem eficaz, aonde o aluno se sinta incluído nas discussões a qual sucede a ter um processo de opiniões críticas e não repetidores de conhecimento. Tendo em vista o ensino da geografia umas das principais disciplinas no ensino básico, a mesma enfrenta falta de atenção, ao modo que se trabalha apenas de forma “monótona” por alguns profissionais, ao ponto que a matéria tem um leque de possibilidades de aulas interativas, como: aulas de campos; no próprio ambiente escolar trabalhar sobre localização e orientação, incluir materiais como mapas, globos e etc. Para tanto, medir os conhecimentos desses alunos deve ser revista já que o método de avaliação como provas e trabalhos a quais são atribuídas notas, é visto de forma ultrapassada, a qual não pode ser considerada eficaz o conhecimento a ele atribuído. Apesar de toda discussão em volta desse assunto, as metodologias ativas é de extrema importância que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Portanto essa forma de ensino ajusta os objetivos de trabalhar os conteúdos de acordo com a necessidade dos alunos. Diante dos benefícios que a metodologia “moderna” pode agregar aos alunos e professores, nesse trabalho destacamos alguns pontos que podemos observar no estágio a dificuldade de adesão do professor(a) a essas metodologias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3114_TB3846_04102023202658.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA GABRIELLA DA SILVA PAIVA" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "barbaragabriella@alu.uern" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }