ENSINO REMOTO NOS TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99313 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6142 "inscrito_id" => 21124 "titulo" => "ENSINO REMOTO NOS TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "resumo" => "A pandemia do COVID-19, modificou a rotina da população mundial e acarretou, dentre outras áreas, no campo educacional, mudanças bruscas em todos os seus setores, paralisando as atividades presenciais para se adaptarem à nova realidade. Nas Instituições de Ensino Superior do país a suspensão ocorreu em março de 2020 como uma estratégia emergencial, promovendo um esforço de seus gestores e professores no sentido de proporcionar aos seus alunos a continuidade das aulas, optando pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Frente a toda problemática decorrente deste período conturbado, esse trabalho buscou realizar uma pesquisa exploratória, com o intuito de investigar as percepções e as experiências individuais vividas pelos docentes dos Departamentos de Química da UFC, frente a aplicação do ERE durante a pandemia, apontando as estratégias aplicadas e as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento da atividade docente. Pode-se inferir da pesquisa que a pandemia afetou fortemente a educação de um modo geral, e na Química isso também foi percebido, especialmente em função da ausência das aulas práticas, utilizadas com o intuito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e facilitar a compreensão/contextualização dos assuntos teóricos abordados em sala de aula. Ressalta-se ainda que fatores como a importância do uso correto por parte dos professores das ferramentas digitais, das metodologias ativas, assim como a formação docente e os desafios do ERE foram de grande importância e tiveram um papel importante na configuração vivenciada durante a pandemia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21124_TB6142_04102023221813.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIAMIS DO NASCIMENTO LOPES" "autor_nome_curto" => "THAIAMIS" "autor_email" => "thaiamis2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99313 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6142 "inscrito_id" => 21124 "titulo" => "ENSINO REMOTO NOS TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "resumo" => "A pandemia do COVID-19, modificou a rotina da população mundial e acarretou, dentre outras áreas, no campo educacional, mudanças bruscas em todos os seus setores, paralisando as atividades presenciais para se adaptarem à nova realidade. Nas Instituições de Ensino Superior do país a suspensão ocorreu em março de 2020 como uma estratégia emergencial, promovendo um esforço de seus gestores e professores no sentido de proporcionar aos seus alunos a continuidade das aulas, optando pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Frente a toda problemática decorrente deste período conturbado, esse trabalho buscou realizar uma pesquisa exploratória, com o intuito de investigar as percepções e as experiências individuais vividas pelos docentes dos Departamentos de Química da UFC, frente a aplicação do ERE durante a pandemia, apontando as estratégias aplicadas e as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento da atividade docente. Pode-se inferir da pesquisa que a pandemia afetou fortemente a educação de um modo geral, e na Química isso também foi percebido, especialmente em função da ausência das aulas práticas, utilizadas com o intuito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e facilitar a compreensão/contextualização dos assuntos teóricos abordados em sala de aula. Ressalta-se ainda que fatores como a importância do uso correto por parte dos professores das ferramentas digitais, das metodologias ativas, assim como a formação docente e os desafios do ERE foram de grande importância e tiveram um papel importante na configuração vivenciada durante a pandemia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21124_TB6142_04102023221813.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIAMIS DO NASCIMENTO LOPES" "autor_nome_curto" => "THAIAMIS" "autor_email" => "thaiamis2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }