PROJETO ALFA EM AÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EFETIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97340 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3577 "inscrito_id" => 8794 "titulo" => "PROJETO ALFA EM AÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EFETIVA" "resumo" => "Considerando as dificuldades apresentadas no processo de alfabetização dos alunos da rede pública do município de Marituba, no Pará, sobretudo no que concerne aos obstáculos educacionais e alfabetizadores provenientes da pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) propôs a implementação do Projeto Alfa em Ação. A efetivação do projeto, iniciada no ano de 2021, envolveu a formação de uma equipe multidisciplinar, destinada à realização de treinamentos e oficinas focadas em estratégias de ensino da leitura e da escrita. Além disso, a equipe responsável promove ações de acompanhamento pedagógico permanente, a fim de auxiliar os professores regentes durante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da implementação do Projeto Alfa em Ação na formação de professores e sua influência na promoção da alfabetização efetiva no município de Marituba. Por meio de uma revisão de literatura, são exploradas teorias, abordagens e estratégias relevantes para a alfabetização efetiva, assim como a observação sistemática e a participação ativa nas experiências ao longo do processo de formação de professores atendidos pelo projeto. A discussão dos resultados destaca a importância de uma formação continuada e aprofundada para os docentes, ressaltando como o Projeto Alfa em Ação pode proporcionar uma abordagem pedagógica mais eficiente e abrangente. Em algumas conclusões prévias, o Projeto Alfa em Ação se destaca como uma iniciativa promissora na formação de professores para a promoção da alfabetização efetiva. Os resultados evidenciam a importância de investir em programas e estratégias de formação que capacitem os educadores, permitindo-lhes desempenhar um papel fundamental na construção de bases sólidas de alfabetização para os alunos. Essa abordagem contribui para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento pleno dos indivíduos na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8794_TB3577_04102023223735.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA MOREIRA SOUTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "profveronicasemed@gmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97340 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3577 "inscrito_id" => 8794 "titulo" => "PROJETO ALFA EM AÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EFETIVA" "resumo" => "Considerando as dificuldades apresentadas no processo de alfabetização dos alunos da rede pública do município de Marituba, no Pará, sobretudo no que concerne aos obstáculos educacionais e alfabetizadores provenientes da pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) propôs a implementação do Projeto Alfa em Ação. A efetivação do projeto, iniciada no ano de 2021, envolveu a formação de uma equipe multidisciplinar, destinada à realização de treinamentos e oficinas focadas em estratégias de ensino da leitura e da escrita. Além disso, a equipe responsável promove ações de acompanhamento pedagógico permanente, a fim de auxiliar os professores regentes durante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da implementação do Projeto Alfa em Ação na formação de professores e sua influência na promoção da alfabetização efetiva no município de Marituba. Por meio de uma revisão de literatura, são exploradas teorias, abordagens e estratégias relevantes para a alfabetização efetiva, assim como a observação sistemática e a participação ativa nas experiências ao longo do processo de formação de professores atendidos pelo projeto. A discussão dos resultados destaca a importância de uma formação continuada e aprofundada para os docentes, ressaltando como o Projeto Alfa em Ação pode proporcionar uma abordagem pedagógica mais eficiente e abrangente. Em algumas conclusões prévias, o Projeto Alfa em Ação se destaca como uma iniciativa promissora na formação de professores para a promoção da alfabetização efetiva. Os resultados evidenciam a importância de investir em programas e estratégias de formação que capacitem os educadores, permitindo-lhes desempenhar um papel fundamental na construção de bases sólidas de alfabetização para os alunos. Essa abordagem contribui para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento pleno dos indivíduos na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8794_TB3577_04102023223735.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA MOREIRA SOUTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "profveronicasemed@gmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }