MULTILETRAMENTOS E AMBIENTE VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS DO GÊNERO RAP
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97871 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4298 "inscrito_id" => 15083 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS E AMBIENTE VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS DO GÊNERO RAP" "resumo" => "Considerando a grande expansão do estudo das experiências na Linguística Aplicada e a grande pertinência de adequar o ensino e aprendizagem de línguas aos novos artefatos ligados a tecnologia digital. Este artigo tem como objetivo investigar experiências de alunos com produções de textos do gênero rap no aplicativo WhatsApp. Nesse âmbito, pretendeu-se averiguar a relevância do ambiente virtual para o ensino e aprendizagem da produção de textos. Identificar a multiplicidades de linguagens na produção do gênero rap e analisar as experiências vivenciadas pelos alunos na perspectiva dos multiletramentos. O estudo trata-se de uma pesquisa participante, assumindo uma metodologia de caráter descritivo-interpretativo, na qual lançou-se um olhar qualitativo sobre os dados, na perspectiva do método fenomenológico. Como instrumentos para a pesquisa, utilizamos os prints das produções com o gênero rap de alunos pertencentes ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Marcelino Vieira/RN. O seu referencial teórico foi construído com base em Rojo e Moura (2012), BNCC (2017), Rojo (2009), Saito e Souza (2011), entre outros. Os resultados mostraram que de acordo com as experiências dos alunos investigados seguem, em geral, o entendimento de que o ambiente virtual pode ser um espaço que incentiva a produção textual entre mensagens, imagens e sons, bem como pode instigar um conhecimento que auxilia a escrita do texto de forma dinâmica interativa e colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15083_TB4298_15062023113144.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA AUDINEIDE FERNANDES DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "antoniaaudineidefernandes" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97871 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4298 "inscrito_id" => 15083 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS E AMBIENTE VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS DO GÊNERO RAP" "resumo" => "Considerando a grande expansão do estudo das experiências na Linguística Aplicada e a grande pertinência de adequar o ensino e aprendizagem de línguas aos novos artefatos ligados a tecnologia digital. Este artigo tem como objetivo investigar experiências de alunos com produções de textos do gênero rap no aplicativo WhatsApp. Nesse âmbito, pretendeu-se averiguar a relevância do ambiente virtual para o ensino e aprendizagem da produção de textos. Identificar a multiplicidades de linguagens na produção do gênero rap e analisar as experiências vivenciadas pelos alunos na perspectiva dos multiletramentos. O estudo trata-se de uma pesquisa participante, assumindo uma metodologia de caráter descritivo-interpretativo, na qual lançou-se um olhar qualitativo sobre os dados, na perspectiva do método fenomenológico. Como instrumentos para a pesquisa, utilizamos os prints das produções com o gênero rap de alunos pertencentes ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Marcelino Vieira/RN. O seu referencial teórico foi construído com base em Rojo e Moura (2012), BNCC (2017), Rojo (2009), Saito e Souza (2011), entre outros. Os resultados mostraram que de acordo com as experiências dos alunos investigados seguem, em geral, o entendimento de que o ambiente virtual pode ser um espaço que incentiva a produção textual entre mensagens, imagens e sons, bem como pode instigar um conhecimento que auxilia a escrita do texto de forma dinâmica interativa e colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15083_TB4298_15062023113144.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA AUDINEIDE FERNANDES DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "antoniaaudineidefernandes" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }