GINCANA DA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL A PARTIR DE AÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98147 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4642 "inscrito_id" => 9209 "titulo" => "GINCANA DA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL A PARTIR DE AÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "No contexto educacional atual, a cada dia os professores têm sido desafiados a tornar o ensino de Matemática mais atrativo para os seus estudantes e a promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Nesta perspectiva, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Matemática, da UFPB/Campus IV, desenvolvemos uma Gincana da Matemática numa turma da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto/PB, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar essa experiência da Gincana da Matemática e identificar, nas situações vivenciadas pelos estudantes em sala de aula, aspectos relativos ao engajamento e à aprendizagem matemática. A Gincana, constituiu-se numa atividade na qual os estudantes da turma, divididos em grupos, resolvessem os problemas e desafios propostos, em forma de competição. O propósito da atividade foi envolver os estudantes na resolução de problemas, por meio de desafios matemáticos, que abordavam conhecimentos sobre formas geométricas, sequências numéricas e raciocínio lógico, estimulando a participação, interação e colaboração entre eles. O estudo realizado tem uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com características do estudo de caso. Este trabalho está fundamentado nos estudos sobre a Resolução de Problemas e em documentos normativos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados, observamos uma participação significativa dos estudantes, que mostraram entusiasmo e interesse em resolver os problemas e desafios propostos na Gincana. Os resultados mostram, também, que a Gincana Matemática promoveu um esforço e dedicação dos alunos, além de ressaltar a importância de abordagens educacionais alternativas que incentivem a participação ativa dos estudantes na aprendizagem matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581f244660c8_19122023164300.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 16:43:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO LEANDRO SILVA DE CARVALHO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANTONIO LEANDRO" "autor_email" => "alscs@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98147 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4642 "inscrito_id" => 9209 "titulo" => "GINCANA DA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL A PARTIR DE AÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "No contexto educacional atual, a cada dia os professores têm sido desafiados a tornar o ensino de Matemática mais atrativo para os seus estudantes e a promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Nesta perspectiva, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Matemática, da UFPB/Campus IV, desenvolvemos uma Gincana da Matemática numa turma da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto/PB, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar essa experiência da Gincana da Matemática e identificar, nas situações vivenciadas pelos estudantes em sala de aula, aspectos relativos ao engajamento e à aprendizagem matemática. A Gincana, constituiu-se numa atividade na qual os estudantes da turma, divididos em grupos, resolvessem os problemas e desafios propostos, em forma de competição. O propósito da atividade foi envolver os estudantes na resolução de problemas, por meio de desafios matemáticos, que abordavam conhecimentos sobre formas geométricas, sequências numéricas e raciocínio lógico, estimulando a participação, interação e colaboração entre eles. O estudo realizado tem uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com características do estudo de caso. Este trabalho está fundamentado nos estudos sobre a Resolução de Problemas e em documentos normativos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados, observamos uma participação significativa dos estudantes, que mostraram entusiasmo e interesse em resolver os problemas e desafios propostos na Gincana. Os resultados mostram, também, que a Gincana Matemática promoveu um esforço e dedicação dos alunos, além de ressaltar a importância de abordagens educacionais alternativas que incentivem a participação ativa dos estudantes na aprendizagem matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581f244660c8_19122023164300.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 16:43:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO LEANDRO SILVA DE CARVALHO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANTONIO LEANDRO" "autor_email" => "alscs@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }