A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICA NA HERANÇA GENÉTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101180 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8892 "inscrito_id" => 24324 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICA NA HERANÇA GENÉTICA" "resumo" => "O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança genética. Utilizou metodologia didática investigativa que abrangeu a sala de aula invertida e atividades em grupo para estimular o aprendizado ativo. A primeira fase focou na compreensão dos alunos sobre os diferentes cromossomos e sua relação com a herança genética, a mitose e a meiose, e como essa última contribui para a diversidade genética. Sequencialmente, houveram aulas expositivas dialogadas e apresentação de slides com ilustrações. As aulas seguintes foram em grupo, onde os alunos construíram modelos, utilizando materiais de papelaria, para demonstrar o ciclo celular, representando a organização dos cromossomos em cada uma das suas fases. A SD iniciou com a disponibilização de materiais de estudos, focando na composição química dos cromossomos, na organização da informação genética e nos eventos que antecedem a divisão celular. Os alunos adotaram em um primeiro momento uma postura mais passiva, levando o professor formar de estimular o protagonismo por meio de novos questionamentos e analogias que facilitassem a compreensão conteúdos biológicos em foco. Foram pensados conceitos como a cromatina, diferentes graus de enovelamento do DNA, a importância da condensação dos cromossomos para a sua organização, segregação e distribuição equitativa para as células e como forma de proteger o material genético de quebras e emaranhamentos durante a divisão celular. Nas aulas em grupo, observou-se que alguns conceitos ainda não estavam fortalecidos, necessitando de maior participação do professor no processo, entretanto, houve evolução na compreensão dos alunos sobre o ciclo celular e as modificações dos cromossomos ao longo dele. O artigo sugere que outras intervenções podem vir a ser realizadas, com a retomada do conteúdo por meio de novas estratégias antes de avançar para outros assuntos que tenham como requisitos os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24324_TB8892_13092023140922.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAYO CÉSAR ARAÚJO DA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "KAYO" "autor_email" => "kayo_cc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101180 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8892 "inscrito_id" => 24324 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICA NA HERANÇA GENÉTICA" "resumo" => "O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança genética. Utilizou metodologia didática investigativa que abrangeu a sala de aula invertida e atividades em grupo para estimular o aprendizado ativo. A primeira fase focou na compreensão dos alunos sobre os diferentes cromossomos e sua relação com a herança genética, a mitose e a meiose, e como essa última contribui para a diversidade genética. Sequencialmente, houveram aulas expositivas dialogadas e apresentação de slides com ilustrações. As aulas seguintes foram em grupo, onde os alunos construíram modelos, utilizando materiais de papelaria, para demonstrar o ciclo celular, representando a organização dos cromossomos em cada uma das suas fases. A SD iniciou com a disponibilização de materiais de estudos, focando na composição química dos cromossomos, na organização da informação genética e nos eventos que antecedem a divisão celular. Os alunos adotaram em um primeiro momento uma postura mais passiva, levando o professor formar de estimular o protagonismo por meio de novos questionamentos e analogias que facilitassem a compreensão conteúdos biológicos em foco. Foram pensados conceitos como a cromatina, diferentes graus de enovelamento do DNA, a importância da condensação dos cromossomos para a sua organização, segregação e distribuição equitativa para as células e como forma de proteger o material genético de quebras e emaranhamentos durante a divisão celular. Nas aulas em grupo, observou-se que alguns conceitos ainda não estavam fortalecidos, necessitando de maior participação do professor no processo, entretanto, houve evolução na compreensão dos alunos sobre o ciclo celular e as modificações dos cromossomos ao longo dele. O artigo sugere que outras intervenções podem vir a ser realizadas, com a retomada do conteúdo por meio de novas estratégias antes de avançar para outros assuntos que tenham como requisitos os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24324_TB8892_13092023140922.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAYO CÉSAR ARAÚJO DA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "KAYO" "autor_email" => "kayo_cc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }