ROBÓTICA EM AÇÃO: PLURALIDADE DE SABERES EM EPT
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95172 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 701 "inscrito_id" => 10845 "titulo" => "ROBÓTICA EM AÇÃO: PLURALIDADE DE SABERES EM EPT" "resumo" => "No contexto socioeducacional estão surgindo, movimentos de Ensino de Robótica impulsionados pelo desenvolvimento tecnológico e sua relevância e apropriação na Educação Profissional e Tecnológica, entre elas está a Robótica, Programação e Tecnologias Aplicadas, introduzida e defendida por Seymour Papert (1980) como uma das formas de promoção da aprendizagem, sendo um modelo inovador. Metodologia Ativa utilizada no projeto foi “STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics”. Na etapa do projeto de simulação, utilizou-se o Tinkercad para garantir a compreensão da construção de projetos iniciais e básicos, como por exemplo de um sinal de trânsito sincronizado e inteligente tendo como foco inicial a concepção ideológica e prática da real finalidade do simulador e não a simples reprodução de comandos, foi apresentado de forma teórica e prática no Laboratório de Informática aos alunos o Kit Lego Mindstorms seguindo a metodologia do projeto. Sabe-se que a escola pública enfrenta diversos desafios, seja na promoção da Educação Omnilateral, seja na infraestrutura para permitir a inclusão de práticas educativas subsidiadas em Tecnologias Digitais da Educação. Não se abstendo desses desafios os resultados encontrados, apresentou-se uma prática exitosa no laboratório de Informática com usos de kits de Robótica na construção de práticas educativas diferenciadas envolvendo a montagem e a programação sustentadas no tripe Ensino, Pesquisa e Extensão e a aplicação contextualizada da Robótica Educacional na Instituição Pública de Ensino Federal de Educação Básica, partindo do contexto ao qual apresenta como uma ação articulada as práticas de ensino inovadora para a Educação com ênfase no desenvolvimento socioeconômico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10845_TB701_26042023102530.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNARA CANTANHEDE DA COSTA" "autor_nome_curto" => "THAYNARA" "autor_email" => "thaynaracantanhede2410@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95172 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 701 "inscrito_id" => 10845 "titulo" => "ROBÓTICA EM AÇÃO: PLURALIDADE DE SABERES EM EPT" "resumo" => "No contexto socioeducacional estão surgindo, movimentos de Ensino de Robótica impulsionados pelo desenvolvimento tecnológico e sua relevância e apropriação na Educação Profissional e Tecnológica, entre elas está a Robótica, Programação e Tecnologias Aplicadas, introduzida e defendida por Seymour Papert (1980) como uma das formas de promoção da aprendizagem, sendo um modelo inovador. Metodologia Ativa utilizada no projeto foi “STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics”. Na etapa do projeto de simulação, utilizou-se o Tinkercad para garantir a compreensão da construção de projetos iniciais e básicos, como por exemplo de um sinal de trânsito sincronizado e inteligente tendo como foco inicial a concepção ideológica e prática da real finalidade do simulador e não a simples reprodução de comandos, foi apresentado de forma teórica e prática no Laboratório de Informática aos alunos o Kit Lego Mindstorms seguindo a metodologia do projeto. Sabe-se que a escola pública enfrenta diversos desafios, seja na promoção da Educação Omnilateral, seja na infraestrutura para permitir a inclusão de práticas educativas subsidiadas em Tecnologias Digitais da Educação. Não se abstendo desses desafios os resultados encontrados, apresentou-se uma prática exitosa no laboratório de Informática com usos de kits de Robótica na construção de práticas educativas diferenciadas envolvendo a montagem e a programação sustentadas no tripe Ensino, Pesquisa e Extensão e a aplicação contextualizada da Robótica Educacional na Instituição Pública de Ensino Federal de Educação Básica, partindo do contexto ao qual apresenta como uma ação articulada as práticas de ensino inovadora para a Educação com ênfase no desenvolvimento socioeconômico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10845_TB701_26042023102530.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNARA CANTANHEDE DA COSTA" "autor_nome_curto" => "THAYNARA" "autor_email" => "thaynaracantanhede2410@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }