APRENDENDO SOBRE A FIBRA ÓPTICA POR MEIO DE EXPERIMENTOS DE REFRAÇÃO E REFLEXÃO TOTAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97086 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3223 "inscrito_id" => 6418 "titulo" => "APRENDENDO SOBRE A FIBRA ÓPTICA POR MEIO DE EXPERIMENTOS DE REFRAÇÃO E REFLEXÃO TOTAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma aula com abordagem teórico-prática relacionada a refração e reflexão total da luz, para culminar no entendimento acerca do que é e como funciona a fibra óptica aos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio da escola EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, situada em Sobral - CE, utilizando uma estrutura de baixo custo produzida com uma base de borracha e canudo plástico revertido, com o objetivo de concentrar o feixe de luz emitido por uma lanterna de celular e substituir a utilização de lasers. O momento foi organizado em 50 minutos, e foi dividido em uma parte teórica, na qual ocorreu a apresentação dos conceitos, e uma parte prática, em que se realizou experimentos para exemplificar o conteúdo apresentado. Foram discutidas as explicações fenomenológicas e funcionalidades em nossas vidas, como na internet, sensores e na área da saúde. Ao final, foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento e a efetividade do processo adotado. Os resultados mostraram que anteriormente, dos onze alunos que participaram, nenhum sabia o que era refração e reflexão total, e apenas um compreendia o que era fibra óptica. Após a aula, nove discentes conseguiram entender completamente como funciona a relação entre o assunto e a utilidade, e o restante conseguiu assimilar de forma parcial. Além disso, a maioria afirmou ter se sentido mais confiantes a respeito do assunto tratado. Conclui-se que a metodologia teórico-prática é uma estratégia efetiva para o ensino de Física. Ademais, o uso de material de baixo custo para realizar os experimentos demonstrou ser uma alternativa viável para tornar o aprendizado mais acessível e interessante para os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6418_TB3223_10122023225701.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN MESQUITA MARTINS" "autor_nome_curto" => "RENAN" "autor_email" => "renamesq@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97086 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3223 "inscrito_id" => 6418 "titulo" => "APRENDENDO SOBRE A FIBRA ÓPTICA POR MEIO DE EXPERIMENTOS DE REFRAÇÃO E REFLEXÃO TOTAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma aula com abordagem teórico-prática relacionada a refração e reflexão total da luz, para culminar no entendimento acerca do que é e como funciona a fibra óptica aos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio da escola EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, situada em Sobral - CE, utilizando uma estrutura de baixo custo produzida com uma base de borracha e canudo plástico revertido, com o objetivo de concentrar o feixe de luz emitido por uma lanterna de celular e substituir a utilização de lasers. O momento foi organizado em 50 minutos, e foi dividido em uma parte teórica, na qual ocorreu a apresentação dos conceitos, e uma parte prática, em que se realizou experimentos para exemplificar o conteúdo apresentado. Foram discutidas as explicações fenomenológicas e funcionalidades em nossas vidas, como na internet, sensores e na área da saúde. Ao final, foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento e a efetividade do processo adotado. Os resultados mostraram que anteriormente, dos onze alunos que participaram, nenhum sabia o que era refração e reflexão total, e apenas um compreendia o que era fibra óptica. Após a aula, nove discentes conseguiram entender completamente como funciona a relação entre o assunto e a utilidade, e o restante conseguiu assimilar de forma parcial. Além disso, a maioria afirmou ter se sentido mais confiantes a respeito do assunto tratado. Conclui-se que a metodologia teórico-prática é uma estratégia efetiva para o ensino de Física. Ademais, o uso de material de baixo custo para realizar os experimentos demonstrou ser uma alternativa viável para tornar o aprendizado mais acessível e interessante para os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6418_TB3223_10122023225701.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN MESQUITA MARTINS" "autor_nome_curto" => "RENAN" "autor_email" => "renamesq@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }