A TERRITORIALIDADE DA COMUNIDADE INDÍGENA KATÚ (RN): UMA VISÃO A PARTIR DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AULA DE CAMPO
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Dentre estas, destacamos a agricultura familiar perceptível pelas atividades agrícolas existentes na comunidade e que são desenvolvidas pelos próprios moradores e o ensino na perspectiva de como se desenvolve a educação indígena e escolar indígena na comunidade. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa de acordo com Silveira e Córdova (2009) e o levantamento bibliográfico como Medeiros (2018), Costa, Silva e Costa (2020), bem como Buainaim e Romeiro (2000), para a coleta de dados, aplicando o instrumento de pesquisa “roda de conversa”, possibilitando que o pesquisando possa se inserir como participante no estudo por meio do diálogo com o pesquisado, Moura e Lima (2014). Percebemos com a visita, elementos que indicam a identidade cultural com o território, e que, a maior parte do trabalho na agricultura, desenvolvido na localidade, ainda é de forma manual e de base familiar; assim como, a prática do ensino bilingue na Escola Municipal Indígena João Lino da Silva. 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