O USO DO KIT DE ROBÓTICA DO WEDO 2.0 COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98374 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4935 "inscrito_id" => 20196 "titulo" => "O USO DO KIT DE ROBÓTICA DO WEDO 2.0 COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O uso da robótica tem-se mostrado presente em diversas áreas, sendo assim, torna-se um campo interdisciplinar que pode apresentar grandes contribuições para a educação escolar. O objetivo principal deste trabalho foi construir uma atividade interdisciplinar que contemplasse o ensino de ciências e a robótica, despertando, assim, o interesse dos estudantes para as disciplinas que compõem a área de ciências da natureza. Para alcançar o objetivo esperado, a atividade foi realizada com um grupo de 16 estudantes do ensino fundamental, pertencentes ao 6° e 7° ano. A metodologia consistiu em cinco momentos, sendo eles: Introdução ao mundo da robótica; explorando o Kit do WeDo 2.0; noções de programação; montagem de robôs introdutórios e integralização, ademais sucedeu-se um questionário de sondagem composto de 3 perguntas (Você gosta de estudar ciências? Você gosta de robótica? Você concorda que o uso da robótica contribuiu para a compreensão de conteúdos científicos?) para investigar como os estudantes avaliaram a atividade. O questionário apresentou resultados significativos, em que cerca de 68,75% dos estudantes concordaram totalmente que a robótica auxilia na compreensão de conteúdos científicos e 31,25% concordam parcialmente, além disso, por meio do momento de integralização, observou-se que os estudantes apresentaram interesse em participar da pesquisa, responder as perguntas, montar o robô e socializar com os colegas de classe as informações encontradas. Os estudantes indicaram também que a robótica pode ajudar de diversas formas em diferentes áreas, o que os estimulou a participarem da atividade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20196_TB4935_18102023114545.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLYANE CAMILLE SANTANA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Willyane Santos" "autor_email" => "willyane3071@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98374 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4935 "inscrito_id" => 20196 "titulo" => "O USO DO KIT DE ROBÓTICA DO WEDO 2.0 COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O uso da robótica tem-se mostrado presente em diversas áreas, sendo assim, torna-se um campo interdisciplinar que pode apresentar grandes contribuições para a educação escolar. O objetivo principal deste trabalho foi construir uma atividade interdisciplinar que contemplasse o ensino de ciências e a robótica, despertando, assim, o interesse dos estudantes para as disciplinas que compõem a área de ciências da natureza. Para alcançar o objetivo esperado, a atividade foi realizada com um grupo de 16 estudantes do ensino fundamental, pertencentes ao 6° e 7° ano. A metodologia consistiu em cinco momentos, sendo eles: Introdução ao mundo da robótica; explorando o Kit do WeDo 2.0; noções de programação; montagem de robôs introdutórios e integralização, ademais sucedeu-se um questionário de sondagem composto de 3 perguntas (Você gosta de estudar ciências? Você gosta de robótica? Você concorda que o uso da robótica contribuiu para a compreensão de conteúdos científicos?) para investigar como os estudantes avaliaram a atividade. O questionário apresentou resultados significativos, em que cerca de 68,75% dos estudantes concordaram totalmente que a robótica auxilia na compreensão de conteúdos científicos e 31,25% concordam parcialmente, além disso, por meio do momento de integralização, observou-se que os estudantes apresentaram interesse em participar da pesquisa, responder as perguntas, montar o robô e socializar com os colegas de classe as informações encontradas. Os estudantes indicaram também que a robótica pode ajudar de diversas formas em diferentes áreas, o que os estimulou a participarem da atividade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20196_TB4935_18102023114545.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLYANE CAMILLE SANTANA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Willyane Santos" "autor_email" => "willyane3071@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }