INTERFACE ENTRE O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PENSAMENTO FREIREANO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96362 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2247 "inscrito_id" => 13132 "titulo" => "INTERFACE ENTRE O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PENSAMENTO FREIREANO" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo tecer considerações sobre a Pedagogia do Oprimido, conceito formulado por Paulo Freire, como uma das matrizes pedagógicas do Movimento da Educação do Campo, destaca-se neste as contribuições do pensamento freireano enquanto estratégia de resistência, e luta contra as forças hegemônicas, na construção de um projeto societário compromissado em romper com a divisão de classes sociais. O modelo de modernização conservadora implementado em nosso país aprofundou significativamente as desigualdades sociais, a existência de uma escola dualista exemplifica de forma clara a função da escola entre as classes. É neste contexto que a Educação do Campo se constitui, a partir das inquietações dos Movimentos Sociais; conquistou-se no campo institucional uma série de políticas educacionais que asseguram aos povos do campo o direito à educação. Neste sentido, é imprescindível um formato de educação comprometido em superar as estruturas opressoras, autoritárias, que colocam em ameaça à democracia, bem como a ocupação de vários sujeitos nas instituições públicas, como por exemplo, a escola. A metodologia utilizada para a realização do referido artigo se deu a partir do levantamento bibliográfico, trouxemos algumas referências que dialogam com a temática em discussão. A partir das questões suscitadas neste texto evidenciamos a relevância das ideias freirianas na contemporaneidade no cenário socioeducacional, sobretudo na Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13132_TB2247_10112023214151.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO JOSÉ VASCONCELOS DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "TIAGO" "autor_email" => "tiagojs97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96362 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2247 "inscrito_id" => 13132 "titulo" => "INTERFACE ENTRE O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PENSAMENTO FREIREANO" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo tecer considerações sobre a Pedagogia do Oprimido, conceito formulado por Paulo Freire, como uma das matrizes pedagógicas do Movimento da Educação do Campo, destaca-se neste as contribuições do pensamento freireano enquanto estratégia de resistência, e luta contra as forças hegemônicas, na construção de um projeto societário compromissado em romper com a divisão de classes sociais. O modelo de modernização conservadora implementado em nosso país aprofundou significativamente as desigualdades sociais, a existência de uma escola dualista exemplifica de forma clara a função da escola entre as classes. É neste contexto que a Educação do Campo se constitui, a partir das inquietações dos Movimentos Sociais; conquistou-se no campo institucional uma série de políticas educacionais que asseguram aos povos do campo o direito à educação. Neste sentido, é imprescindível um formato de educação comprometido em superar as estruturas opressoras, autoritárias, que colocam em ameaça à democracia, bem como a ocupação de vários sujeitos nas instituições públicas, como por exemplo, a escola. A metodologia utilizada para a realização do referido artigo se deu a partir do levantamento bibliográfico, trouxemos algumas referências que dialogam com a temática em discussão. A partir das questões suscitadas neste texto evidenciamos a relevância das ideias freirianas na contemporaneidade no cenário socioeducacional, sobretudo na Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13132_TB2247_10112023214151.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO JOSÉ VASCONCELOS DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "TIAGO" "autor_email" => "tiagojs97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }