BIBLIOTECA INTEGRADA: UM ESTUDO ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96981 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3096 "inscrito_id" => 403 "titulo" => "BIBLIOTECA INTEGRADA: UM ESTUDO ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE" "resumo" => "Este artigo trata da interdisciplinaridade em um espaço escolar, denominada em outros locais como sala de multimeios, mas aqui denominada “Biblioteca Integrada: Rubem Alves”, tendo como principal intuito o desenvolvimento cognitivo e social do educando. Sairemos dos padrões de biblioteca e trabalharemos a apropriação do conhecimento em um espaço plural. Sabe-se que muitos estudantes apresentam dificuldade no desenvolvimento significativo da aprendizagem e que, um dos fatores relacionados a essa dificuldade, pode estar atrelado à falta de conexão do conteúdo trabalhado a outras áreas do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo geral despertar no estudante o desejo de buscar novos conhecimentos e, com isso, complementar sua formação de forma prática, lúdica e significativa. Tendo como objetivo específico despertar no aluno a busca pelo saber, seja ele teórico, prático ou lúdico, relacionando-os para um melhor desenvolvimento intelectual. Caracterizado como uma pesquisa qualitativa e de cunho campo, este projeto surgiu da necessidade de desenvolver o aprendizado múltiplo dos nossos discentes. Para tanto, foi realizado um estudo sobre as demandas dos educandos, e, posteriormente, a execução do projeto, onde, cada etapa foi aprimorada de acordo com as necessidades dos estudantes, da biblioteca e da escola. O Livro “Ensino Híbrido” de Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani, apresenta o desenvolvimento da aprendizagem significativa a partir de ferramentas digitais, pesquisa de campo, debates, leituras, exercícios, projetos, atividades, levando assim o estudante a desenvolver sua criatividade. Além do livro “Ensino Híbrido”, um autor que nos guiou nessa pesquisa foi Rubem Alves, com sua forma de ver e pensar sobre a educação, os professores e os alunos. Com a criação desse espaço, os discentes da referida escola ganham uma motivação semanal, aguardando ansiosamente o dia das aulas diferenciadas na Biblioteca Integrada. Deste modo, buscamos desenvolver um conhecimento teórico com leveza e praticidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID403_TB3096_14112023222345.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "SERGIO" "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96981 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3096 "inscrito_id" => 403 "titulo" => "BIBLIOTECA INTEGRADA: UM ESTUDO ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE" "resumo" => "Este artigo trata da interdisciplinaridade em um espaço escolar, denominada em outros locais como sala de multimeios, mas aqui denominada “Biblioteca Integrada: Rubem Alves”, tendo como principal intuito o desenvolvimento cognitivo e social do educando. Sairemos dos padrões de biblioteca e trabalharemos a apropriação do conhecimento em um espaço plural. Sabe-se que muitos estudantes apresentam dificuldade no desenvolvimento significativo da aprendizagem e que, um dos fatores relacionados a essa dificuldade, pode estar atrelado à falta de conexão do conteúdo trabalhado a outras áreas do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo geral despertar no estudante o desejo de buscar novos conhecimentos e, com isso, complementar sua formação de forma prática, lúdica e significativa. Tendo como objetivo específico despertar no aluno a busca pelo saber, seja ele teórico, prático ou lúdico, relacionando-os para um melhor desenvolvimento intelectual. Caracterizado como uma pesquisa qualitativa e de cunho campo, este projeto surgiu da necessidade de desenvolver o aprendizado múltiplo dos nossos discentes. Para tanto, foi realizado um estudo sobre as demandas dos educandos, e, posteriormente, a execução do projeto, onde, cada etapa foi aprimorada de acordo com as necessidades dos estudantes, da biblioteca e da escola. O Livro “Ensino Híbrido” de Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani, apresenta o desenvolvimento da aprendizagem significativa a partir de ferramentas digitais, pesquisa de campo, debates, leituras, exercícios, projetos, atividades, levando assim o estudante a desenvolver sua criatividade. Além do livro “Ensino Híbrido”, um autor que nos guiou nessa pesquisa foi Rubem Alves, com sua forma de ver e pensar sobre a educação, os professores e os alunos. Com a criação desse espaço, os discentes da referida escola ganham uma motivação semanal, aguardando ansiosamente o dia das aulas diferenciadas na Biblioteca Integrada. Deste modo, buscamos desenvolver um conhecimento teórico com leveza e praticidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID403_TB3096_14112023222345.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "SERGIO" "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }