PROTAGONISMO DISCENTE NA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA POR MEIO DA LINGUAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96261 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2115 "inscrito_id" => 8887 "titulo" => "PROTAGONISMO DISCENTE NA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA POR MEIO DA LINGUAGEM" "resumo" => "Apresentamos extrato de relatório de tese, cuja pesquisa teve como ponto central reconhecer o protagonismo discente na aula de Ciências. Objetivou-se teorizar sobre uma experiência docente-discente que colocou a voz dos estudantes nos movimentos de ensinar e aprender dialogicamente. Realizamos pesquisa-ação, com intervenção, focada nas interações discursivas estabelecidas na aula, em que se viabilizou diálogos sobre a relação entre modelo científico e realidade, resultando em elaborações conceituais discentes sobre essa relação, num processo dialético e mediado para a formação de significados. O problema de pesquisa consistiu em reconhecer como ocorrem essas mediações em aula e como se dá a construção conceitual dos estudantes imersos em tais movimentos. A hipótese da pesquisa sustentou-se no argumento de que fomentar e acolher as manifestações dos estudantes propicia interações capazes de gerar elaborações conceituais discentes sobre os fatos científicos, a partir de um fenômeno de interesse, propiciando também compreensões docentes sobre os movimentos de aprender dos estudantes. A discussão é feita por meio de uma das categorias analíticas constituídas na pesquisa, mediante análise discursiva: o Tema de Enunciação Relação Modelo-realidade. O estudo permite-nos afirmar que proporcionar a expressão dos estudantes em aula os capacita no uso da linguagem verbal, desenvolvendo seu pensamento conceitual, como fruto de um protagonismo até então inédito para eles, e que para a pesquisa em ensino nada mais é que a expressão autônoma mediada" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8887_TB2115_09102023200444.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA ROSA BAQUINI DA SILVA MARTINELLI" "autor_nome_curto" => "Núbia Rosa Baqu" "autor_email" => "nubia.bachini@riogrande.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96261 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2115 "inscrito_id" => 8887 "titulo" => "PROTAGONISMO DISCENTE NA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA POR MEIO DA LINGUAGEM" "resumo" => "Apresentamos extrato de relatório de tese, cuja pesquisa teve como ponto central reconhecer o protagonismo discente na aula de Ciências. Objetivou-se teorizar sobre uma experiência docente-discente que colocou a voz dos estudantes nos movimentos de ensinar e aprender dialogicamente. Realizamos pesquisa-ação, com intervenção, focada nas interações discursivas estabelecidas na aula, em que se viabilizou diálogos sobre a relação entre modelo científico e realidade, resultando em elaborações conceituais discentes sobre essa relação, num processo dialético e mediado para a formação de significados. O problema de pesquisa consistiu em reconhecer como ocorrem essas mediações em aula e como se dá a construção conceitual dos estudantes imersos em tais movimentos. A hipótese da pesquisa sustentou-se no argumento de que fomentar e acolher as manifestações dos estudantes propicia interações capazes de gerar elaborações conceituais discentes sobre os fatos científicos, a partir de um fenômeno de interesse, propiciando também compreensões docentes sobre os movimentos de aprender dos estudantes. A discussão é feita por meio de uma das categorias analíticas constituídas na pesquisa, mediante análise discursiva: o Tema de Enunciação Relação Modelo-realidade. O estudo permite-nos afirmar que proporcionar a expressão dos estudantes em aula os capacita no uso da linguagem verbal, desenvolvendo seu pensamento conceitual, como fruto de um protagonismo até então inédito para eles, e que para a pesquisa em ensino nada mais é que a expressão autônoma mediada" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8887_TB2115_09102023200444.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA ROSA BAQUINI DA SILVA MARTINELLI" "autor_nome_curto" => "Núbia Rosa Baqu" "autor_email" => "nubia.bachini@riogrande.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }