HISTÓRIA DE VIDA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99904 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6926 "inscrito_id" => 20518 "titulo" => "HISTÓRIA DE VIDA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE." "resumo" => "Neste artigo visamos discutir sobre a construção da identidade docente durante a sua trajetória de formação e suas experiências pedagógicas, na qual, esta construção depende da memória, que advém do papel social do sujeito através das relações e posições com o mundo. Nesse sentido o referente trabalho tem por objetivo analisar a memórias de professoras aposentadas e suas trajetórias de formação na educação básica diante as práticas pedagógicas, na tentativa de conhecer as divergências e convergências enfrentadas na formação docente, possibilitando relatar e refletir as experiências proporcionadas durante sua trajetória como profissional. Diante o repertório teórico foi utilizado como autores principais os pensamentos de Pimenta (1999); Tardif (2007); Borges (2004); Nóvoa (2007), dentre outros. Para construção dos dados utilizamos uma Dessa forma, utilizamos como metodologia, uma abordagem qualitativa, empregamos o método de pesquisa de campo e o instrumento da coleta de dados a entrevista com as seguintes perguntas que estão divididas por blocos: I- Infância e Família: Onde nasceu e morou durante sua infância?; 2-Nome pai, mãe e irmãos?; Quais as lembranças que marcaram sua infância?; II-Educação Básica e Formação Inicial: Como foi seu percurso escolar durante a Educação Básica?; Fale um pouco sobre sua escolha profissional.; Como foi seu percurso de formação inicial e continuada?; IIII-Experiência Profissional: Relate suas primeiras experiências profissionais; Quais os maiores desafios encontrados na profissão?; Como você avalia seu processo de auto formação, como o espaço (ambiente de trabalho) e os colegas de profissão, contribuíram para o sua formação?; V – Epílogo: Se pudesse resumir sua história pessoal e profissional em poucas palavras, como gostaria de ser lembrada?. Todas as reflexões acerca do depoimento da professora, mostram que os docentes constroem e reconstroem sua identidade e a aplicação dos seus saberes para melhor se adequar às suas realidades de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20518_TB6926_10122023225318.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KYVIA JORDANIA DE SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "KYVIA" "autor_email" => "kyviajordania@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99904 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6926 "inscrito_id" => 20518 "titulo" => "HISTÓRIA DE VIDA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE." "resumo" => "Neste artigo visamos discutir sobre a construção da identidade docente durante a sua trajetória de formação e suas experiências pedagógicas, na qual, esta construção depende da memória, que advém do papel social do sujeito através das relações e posições com o mundo. Nesse sentido o referente trabalho tem por objetivo analisar a memórias de professoras aposentadas e suas trajetórias de formação na educação básica diante as práticas pedagógicas, na tentativa de conhecer as divergências e convergências enfrentadas na formação docente, possibilitando relatar e refletir as experiências proporcionadas durante sua trajetória como profissional. Diante o repertório teórico foi utilizado como autores principais os pensamentos de Pimenta (1999); Tardif (2007); Borges (2004); Nóvoa (2007), dentre outros. Para construção dos dados utilizamos uma Dessa forma, utilizamos como metodologia, uma abordagem qualitativa, empregamos o método de pesquisa de campo e o instrumento da coleta de dados a entrevista com as seguintes perguntas que estão divididas por blocos: I- Infância e Família: Onde nasceu e morou durante sua infância?; 2-Nome pai, mãe e irmãos?; Quais as lembranças que marcaram sua infância?; II-Educação Básica e Formação Inicial: Como foi seu percurso escolar durante a Educação Básica?; Fale um pouco sobre sua escolha profissional.; Como foi seu percurso de formação inicial e continuada?; IIII-Experiência Profissional: Relate suas primeiras experiências profissionais; Quais os maiores desafios encontrados na profissão?; Como você avalia seu processo de auto formação, como o espaço (ambiente de trabalho) e os colegas de profissão, contribuíram para o sua formação?; V – Epílogo: Se pudesse resumir sua história pessoal e profissional em poucas palavras, como gostaria de ser lembrada?. Todas as reflexões acerca do depoimento da professora, mostram que os docentes constroem e reconstroem sua identidade e a aplicação dos seus saberes para melhor se adequar às suas realidades de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20518_TB6926_10122023225318.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KYVIA JORDANIA DE SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "KYVIA" "autor_email" => "kyviajordania@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }