O presente artigo tem por objetivo a análise das perspectivas dos estudantes do ensino médio com relação à sua autoconstrução e ao próprio entendimento acerca do sentido da sua vida, um dos maiores paradigmas da existência humana. Serão consideradas na pesquisa e análise a perspectiva filosófica e existencial, e, sobretudo, a disciplina de Projeto de Vida que visa orientar os estudantes a se realizarem de forma multidimensional. As análises foram realizadas em ambiente escolar, de forma interativa por conversas e questionários, além de considerar a escuta de cada indivíduo acerca das suas interpretações individuais da própria existência. Foi utilizado o tabelamento de respostas para correlacionamento de perspectivas de acordo com o sentido da vida dos indivíduos e das suas atitudes visando alcançar o que se almeja, tanto no sentido final, teleológico, quanto dos sentidos mais imediatos de autoconstrução e autorrealização. Quanto à fundamentação teórica, foram utilizadas os recursos bibliográficos de Aristóteles, filósofo grego, do qual decorre os conceitos de teleologia e ação baseada em meios para alcançar fins determinados. Já no que tange ao sentido da vida, especificamente, o autor que mais contribuiu para a fundamentação teórica do presente artigo foi o neuropsiquiatra austríaco Viktor E. Frankl, um dos estudiosos que mais contribuíram para o desenvolvimento do conceito de sentido da vida a partir das experiências dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Os resultados vislumbram colaborar com a disciplina de Projeto de Vida, de modo que a visão global acerca do entendimento do sentido da vida do estudante auxilie no objetivo da disciplina de contribuir com a autoconstrução e autorrealização dos indivíduos.