CRIANÇAS E EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98412 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4984 "inscrito_id" => 20044 "titulo" => "CRIANÇAS E EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "resumo" => "Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa realizada no Estágio Supervisionado Obrigatório na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/2021), que se propôs a investigar as experiências educativas de crianças de 04-06 anos nesta etapa da educação básica, no período da pandemia de Covid-19. Os arranjos metodológicos da pesquisa envolveram a consideração das especificidades das crianças participantes, vistas como sujeitos imersos nos acontecimentos e que podem nos informar sobre as suas compreensões e vivências na educação infantil, por isso optamos pela utilização da entrevista semiestruturada, para que pudéssemos ter acesso às informações buscadas a partir dos relatos das crianças. Ter as crianças como sujeitos participantes da pesquisa, parte da compreensão e do reconhecimento de que são atores sociais, cidadãs que têm direito e competência para nos informar sobre as suas experiências, pois, o olhar da criança, seus modos de ver o mundo, são fundamentais para enriquecer o trabalho na educação infantil. Os principais autores para o diálogo neste estudo são Kramer, Vygotsky, Sarmento. Os resultados da pesquisa indicam que as crianças tiveram suas experiências educativas escolares limitadas, devido ao contexto resultante da pandemia e, que a as crianças apontaram preferência pela educação infantil presencial, uma vez que sentiram falta do espaço da educação infantil e de tudo que o referido espaço lhes proporcionam, com destaque para as interações criança-criança, as brincadeiras e a presença do(a) professor(a)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20044_TB4984_09112023205044.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA DO SOCORRO CORREA PACHECO" "autor_nome_curto" => "TATIANA PACHECO" "autor_email" => "tatianacpacheco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98412 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4984 "inscrito_id" => 20044 "titulo" => "CRIANÇAS E EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "resumo" => "Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa realizada no Estágio Supervisionado Obrigatório na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/2021), que se propôs a investigar as experiências educativas de crianças de 04-06 anos nesta etapa da educação básica, no período da pandemia de Covid-19. Os arranjos metodológicos da pesquisa envolveram a consideração das especificidades das crianças participantes, vistas como sujeitos imersos nos acontecimentos e que podem nos informar sobre as suas compreensões e vivências na educação infantil, por isso optamos pela utilização da entrevista semiestruturada, para que pudéssemos ter acesso às informações buscadas a partir dos relatos das crianças. Ter as crianças como sujeitos participantes da pesquisa, parte da compreensão e do reconhecimento de que são atores sociais, cidadãs que têm direito e competência para nos informar sobre as suas experiências, pois, o olhar da criança, seus modos de ver o mundo, são fundamentais para enriquecer o trabalho na educação infantil. Os principais autores para o diálogo neste estudo são Kramer, Vygotsky, Sarmento. Os resultados da pesquisa indicam que as crianças tiveram suas experiências educativas escolares limitadas, devido ao contexto resultante da pandemia e, que a as crianças apontaram preferência pela educação infantil presencial, uma vez que sentiram falta do espaço da educação infantil e de tudo que o referido espaço lhes proporcionam, com destaque para as interações criança-criança, as brincadeiras e a presença do(a) professor(a)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20044_TB4984_09112023205044.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA DO SOCORRO CORREA PACHECO" "autor_nome_curto" => "TATIANA PACHECO" "autor_email" => "tatianacpacheco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }