A HISTÓRIA DO FOGO E DO CALOR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE DILATAÇÃO TÉRMICA PARA O ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108753 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6027 "inscrito_id" => 9419 "titulo" => "A HISTÓRIA DO FOGO E DO CALOR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE DILATAÇÃO TÉRMICA PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho objetiva aplicar uma metodologia diferenciada para o ensino de Física a partir da abordagem do conteúdo de Dilatação Térmica, através do desenvolvimento de uma sequência didática baseada na história do fogo e na evolução do conceito de calor. Destarte, a atividade planejada no âmbito do Subprojeto de Física do Programa Residência Pedagógica (CFP/UFCG), foi realizada na escola pública ECIT Profa. Nicéa Claudino Pinheiro, Cajazeiras/PB, junto aos/às alunos(as) do 2º ano do Ensino Médio. A pesquisa realizada assume um caráter quanti-qualitativo devido desenvolvimento de uma sequência didática enquanto método alternativo para a prática de ensino de Física, tornando o assunto mais atraente e acessível para os alunos, estimulando sua participação ativa e facilitando a compreensão dos conceitos. Os resultados obtidos revelaram que houve uma melhora no desempenho dos alunos no trabalho em equipe e no raciocínio lógico durante as aulas de sequências didáticas. Além disso, os alunos reconheceram que o assunto da Física se torna mais instigante e pertinente quando é ensinado de maneira não convencional. A aplicação desse método, juntamente com as aulas práticas, tem se mostrado uma estratégia de ensino eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS, DILATAÇÃO TÉRMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "66ccc4a96a375_26082024150841.pdf" "created_at" => "2024-08-26 15:08:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO MARCOS MENESES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS MENESES" "autor_email" => "cicero.marcos@estudante.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108753 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6027 "inscrito_id" => 9419 "titulo" => "A HISTÓRIA DO FOGO E DO CALOR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE DILATAÇÃO TÉRMICA PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho objetiva aplicar uma metodologia diferenciada para o ensino de Física a partir da abordagem do conteúdo de Dilatação Térmica, através do desenvolvimento de uma sequência didática baseada na história do fogo e na evolução do conceito de calor. Destarte, a atividade planejada no âmbito do Subprojeto de Física do Programa Residência Pedagógica (CFP/UFCG), foi realizada na escola pública ECIT Profa. Nicéa Claudino Pinheiro, Cajazeiras/PB, junto aos/às alunos(as) do 2º ano do Ensino Médio. A pesquisa realizada assume um caráter quanti-qualitativo devido desenvolvimento de uma sequência didática enquanto método alternativo para a prática de ensino de Física, tornando o assunto mais atraente e acessível para os alunos, estimulando sua participação ativa e facilitando a compreensão dos conceitos. Os resultados obtidos revelaram que houve uma melhora no desempenho dos alunos no trabalho em equipe e no raciocínio lógico durante as aulas de sequências didáticas. Além disso, os alunos reconheceram que o assunto da Física se torna mais instigante e pertinente quando é ensinado de maneira não convencional. A aplicação desse método, juntamente com as aulas práticas, tem se mostrado uma estratégia de ensino eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS, DILATAÇÃO TÉRMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "66ccc4a96a375_26082024150841.pdf" "created_at" => "2024-08-26 15:08:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO MARCOS MENESES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS MENESES" "autor_email" => "cicero.marcos@estudante.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }