PROFESSOR PESQUISADOR: O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101327 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9086 "inscrito_id" => 21327 "titulo" => "PROFESSOR PESQUISADOR: O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO" "resumo" => "O artigo que ora vem a público é resultado de experiências vivenciadas a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) intitulado Agricultura Urbana: Diagnóstico, Mapeamento e Caracterização. Parte da ideia de que a iniciação científica se configura como um importante recurso para a formação docente, uma vez que por meio dessa prática o licenciando entra em contato direto com um “universo” diferente daquele que as aulas das disciplinas costumam apresentar. Temos como objetivo destacar a importância da associação entre a pratica da pesquisa e da formação docente, na licenciatura em Geografia. Entendemos que o ato de lecionar exige, além do conhecimento, a autonomia. Entendemos ainda que para se ter autonomia precisamos despertar em nós a reflexão. O percurso metodológico está pautado nas referências sobre a importância dessa para a construção da autonomia docente está baseada em algumas obras como Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa autoria de Paulo Freire, Saber Pensar e Educar pela Pesquisa, ambos de Pedro Demo; e outros trabalhos publicados em livros e revistas; bem como no processo das pesquisas desenvolvidas no PIBIC. Como resultados, observamos que é fundamental a preparação dos discentes para ser professores pesquisadores, não sendo mero reprodutores de livros didáticos, mas sim, preparados para exercer a docência com criticidade e autonomia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21327_TB9086_10122023204955.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO MATIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Leandro Matias" "autor_email" => "leandro13.geografia@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101327 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9086 "inscrito_id" => 21327 "titulo" => "PROFESSOR PESQUISADOR: O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO" "resumo" => "O artigo que ora vem a público é resultado de experiências vivenciadas a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) intitulado Agricultura Urbana: Diagnóstico, Mapeamento e Caracterização. Parte da ideia de que a iniciação científica se configura como um importante recurso para a formação docente, uma vez que por meio dessa prática o licenciando entra em contato direto com um “universo” diferente daquele que as aulas das disciplinas costumam apresentar. Temos como objetivo destacar a importância da associação entre a pratica da pesquisa e da formação docente, na licenciatura em Geografia. Entendemos que o ato de lecionar exige, além do conhecimento, a autonomia. Entendemos ainda que para se ter autonomia precisamos despertar em nós a reflexão. O percurso metodológico está pautado nas referências sobre a importância dessa para a construção da autonomia docente está baseada em algumas obras como Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa autoria de Paulo Freire, Saber Pensar e Educar pela Pesquisa, ambos de Pedro Demo; e outros trabalhos publicados em livros e revistas; bem como no processo das pesquisas desenvolvidas no PIBIC. Como resultados, observamos que é fundamental a preparação dos discentes para ser professores pesquisadores, não sendo mero reprodutores de livros didáticos, mas sim, preparados para exercer a docência com criticidade e autonomia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21327_TB9086_10122023204955.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO MATIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Leandro Matias" "autor_email" => "leandro13.geografia@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }