INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CHATGPT: SUA INFLUÊNCIA NO MEIO EDUCACIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95507 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1140 "inscrito_id" => 11003 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CHATGPT: SUA INFLUÊNCIA NO MEIO EDUCACIONAL" "resumo" => "O trabalho apresentado se configura como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada para identificar e expor os avanços alcançados na área da robótica, bem como desmistificar pensamentos errôneos a respeito da influência e utilização da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional, exemplificando cenários específicos relacionados ao protótipo ChatGPT (Transformador Pré-treinado de Gerador de conversas) desenvolvido pela OpenAI, atualmente em fase de teste. Para a construção deste material realizou-se entrevistas com docentes e discentes, pertencentes à rede pública de ensino de diversas modalidades, a fim de recolher relatos relacionados à utilização do ChatGPT e as mudanças que poderão ser acometidas aos seres humanos quanto a sua forma de produzir e aprender. Para a elaboração de uma linha de raciocínio em observância ao processo evolutivo da Inteligência Artificial, realizou-se a leitura e análise de materiais bibliográficos produzidos por pesquisadores e teóricos da área, bem como entrevistas e reportagens da atualidade. Com isso, objetivamos analisar socialmente as principais considerações da população acerca do tema. Por fim, destacou-se a importância do uso consciente das plataformas de serviços tais como Chatbots e assistentes virtuais em sala de aula para o melhor aproveitamento do processo de ensino aprendizagem, ressaltando a necessidade de adaptação das instituições e profissionais da educação à nova realidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11003_TB1140_26092023185119.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULYANE RAYSSA MOURA GALDINO" "autor_nome_curto" => "JULYANE RAYSSA" "autor_email" => "julyane.g@escolar.ifrn.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95507 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1140 "inscrito_id" => 11003 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CHATGPT: SUA INFLUÊNCIA NO MEIO EDUCACIONAL" "resumo" => "O trabalho apresentado se configura como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada para identificar e expor os avanços alcançados na área da robótica, bem como desmistificar pensamentos errôneos a respeito da influência e utilização da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional, exemplificando cenários específicos relacionados ao protótipo ChatGPT (Transformador Pré-treinado de Gerador de conversas) desenvolvido pela OpenAI, atualmente em fase de teste. Para a construção deste material realizou-se entrevistas com docentes e discentes, pertencentes à rede pública de ensino de diversas modalidades, a fim de recolher relatos relacionados à utilização do ChatGPT e as mudanças que poderão ser acometidas aos seres humanos quanto a sua forma de produzir e aprender. Para a elaboração de uma linha de raciocínio em observância ao processo evolutivo da Inteligência Artificial, realizou-se a leitura e análise de materiais bibliográficos produzidos por pesquisadores e teóricos da área, bem como entrevistas e reportagens da atualidade. Com isso, objetivamos analisar socialmente as principais considerações da população acerca do tema. Por fim, destacou-se a importância do uso consciente das plataformas de serviços tais como Chatbots e assistentes virtuais em sala de aula para o melhor aproveitamento do processo de ensino aprendizagem, ressaltando a necessidade de adaptação das instituições e profissionais da educação à nova realidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11003_TB1140_26092023185119.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULYANE RAYSSA MOURA GALDINO" "autor_nome_curto" => "JULYANE RAYSSA" "autor_email" => "julyane.g@escolar.ifrn.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }