RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA E SABERES DOCENTES: UMA DISCUSSÃO SÓCIO-HISTÓRICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99488 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6359 "inscrito_id" => 12689 "titulo" => "RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA E SABERES DOCENTES: UMA DISCUSSÃO SÓCIO-HISTÓRICA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo realizar uma discussão acerca da dicotomia teoria/ prática docente e saberes docentes numa perspectiva sócio-histórica, além de refletir sobre a formação e prática do professor que ensina matemática e suas especificidades. A pesquisa desempenha-se numa abordagem qualitativa, realizando, por meio de estudo bibliográfico, considerações a respeito dos saberes necessários à prática pedagógica dos profissionais da educação em geral e dos professores de matemática, em específico. Utilizou-se como aporte teórico as ideias trazidas por Barreiro e Gebran (2006), Mororó (1999), Giroux (1988), Vásquez (1990), Pimenta (1997) e Nóvoa (1995), alguns grandes nomes no que se refere a formação e prática docente e Rodrigues (2001), Ferreira (1998), Perez (1999) e Santos (2005), teóricos fundamentais ao se tratar de teoria e prática nas aulas de matemática. O estudo mostrou que houve uma superação na visão dissociativa entre teoria/prática docente, dando mais autonomia ao profissional e levando-o a perceber a dicotomia numa perspectiva de unicidade. Ressalta, ainda, que existe uma orientação teórica que aponta uma prática mais humanizada, crítica e reflexiva e preza pela participação atuante do professor enquanto profissional que transforma e é transformado pela profissão. Mostra, ainda, a existência de uma busca por uma didática mais diversificada nas aulas de Matemática, que contemplem aspectos socioculturais do cotidiano dos alunos e dialogue com outras disciplinas, afim de possibilitar uma aprendizagem mais efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12689_TB6359_20112023171351.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE RAMILE DE OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DAIANE RODRIGUE" "autor_email" => "daiiane01@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99488 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6359 "inscrito_id" => 12689 "titulo" => "RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA E SABERES DOCENTES: UMA DISCUSSÃO SÓCIO-HISTÓRICA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo realizar uma discussão acerca da dicotomia teoria/ prática docente e saberes docentes numa perspectiva sócio-histórica, além de refletir sobre a formação e prática do professor que ensina matemática e suas especificidades. A pesquisa desempenha-se numa abordagem qualitativa, realizando, por meio de estudo bibliográfico, considerações a respeito dos saberes necessários à prática pedagógica dos profissionais da educação em geral e dos professores de matemática, em específico. Utilizou-se como aporte teórico as ideias trazidas por Barreiro e Gebran (2006), Mororó (1999), Giroux (1988), Vásquez (1990), Pimenta (1997) e Nóvoa (1995), alguns grandes nomes no que se refere a formação e prática docente e Rodrigues (2001), Ferreira (1998), Perez (1999) e Santos (2005), teóricos fundamentais ao se tratar de teoria e prática nas aulas de matemática. O estudo mostrou que houve uma superação na visão dissociativa entre teoria/prática docente, dando mais autonomia ao profissional e levando-o a perceber a dicotomia numa perspectiva de unicidade. Ressalta, ainda, que existe uma orientação teórica que aponta uma prática mais humanizada, crítica e reflexiva e preza pela participação atuante do professor enquanto profissional que transforma e é transformado pela profissão. Mostra, ainda, a existência de uma busca por uma didática mais diversificada nas aulas de Matemática, que contemplem aspectos socioculturais do cotidiano dos alunos e dialogue com outras disciplinas, afim de possibilitar uma aprendizagem mais efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12689_TB6359_20112023171351.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE RAMILE DE OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DAIANE RODRIGUE" "autor_email" => "daiiane01@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }