PENSAMENTO CRÍTICO E O IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO SOBRE A ENERGIA NUCLEAR NA SOCIEDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94669 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 2208 "titulo" => "PENSAMENTO CRÍTICO E O IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO SOBRE A ENERGIA NUCLEAR NA SOCIEDADE" "resumo" => "O pensamento crítico é uma habilidade fundamental na formação de cidadãos mais conscientes, que oferece suporte para a tomada de decisões equilibradas e assertivas, portanto, indivíduos que desenvolvem pensamento crítico ganham autonomia e agregam benefícios para si próprio. Pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual o indivíduo se depara, aliado a busca de referências, motivos e argumentos que sustentem a resposta adotada. O pensamento crítico que a sociedade tem a respeito da energia nuclear é o medo traduzido, principalmente, pelo estigma da bomba de Hiroshima/Nagasaki e nos acidentes de Fukushima, Chernobyl e Goiânia. Por que só há divulgação dos usos maléficos da energia nuclear, visto que a sociedade, em sua maioria, desconhece as aplicações benéficas que esta fonte de energia promove? Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância de informar corretamente a sociedade sobre o uso pacífico desta energia, sem interferências de imagens catastróficas, visando a construção de um pensamento crítico, formado por questionamentos e racionalismo que possa transformar essa realidade de que a energia nuclear é ruim. Para tal, o trabalho baseia-se na pesquisa exploratória, através de estudos de casos descritivos, ocorridos em diversos eventos de divulgação científica, em que o Instituto de Engenharia Nuclear/IEN da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) vem participando de 2015 a 2022. O público atendido, em sua maioria, não tem informações claras a respeito da energia nuclear, sendo necessário explicar o “como” e o “porque”, visando mudar o pensamento crítico negativo sobre esta forma de energia limpa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2208_TB25_03052023211051.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DA FONSECA E SILVA PASTURA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA PASTURA" "autor_email" => "vpastura@ien.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94669 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 2208 "titulo" => "PENSAMENTO CRÍTICO E O IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO SOBRE A ENERGIA NUCLEAR NA SOCIEDADE" "resumo" => "O pensamento crítico é uma habilidade fundamental na formação de cidadãos mais conscientes, que oferece suporte para a tomada de decisões equilibradas e assertivas, portanto, indivíduos que desenvolvem pensamento crítico ganham autonomia e agregam benefícios para si próprio. Pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual o indivíduo se depara, aliado a busca de referências, motivos e argumentos que sustentem a resposta adotada. O pensamento crítico que a sociedade tem a respeito da energia nuclear é o medo traduzido, principalmente, pelo estigma da bomba de Hiroshima/Nagasaki e nos acidentes de Fukushima, Chernobyl e Goiânia. Por que só há divulgação dos usos maléficos da energia nuclear, visto que a sociedade, em sua maioria, desconhece as aplicações benéficas que esta fonte de energia promove? Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância de informar corretamente a sociedade sobre o uso pacífico desta energia, sem interferências de imagens catastróficas, visando a construção de um pensamento crítico, formado por questionamentos e racionalismo que possa transformar essa realidade de que a energia nuclear é ruim. Para tal, o trabalho baseia-se na pesquisa exploratória, através de estudos de casos descritivos, ocorridos em diversos eventos de divulgação científica, em que o Instituto de Engenharia Nuclear/IEN da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) vem participando de 2015 a 2022. O público atendido, em sua maioria, não tem informações claras a respeito da energia nuclear, sendo necessário explicar o “como” e o “porque”, visando mudar o pensamento crítico negativo sobre esta forma de energia limpa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2208_TB25_03052023211051.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DA FONSECA E SILVA PASTURA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA PASTURA" "autor_email" => "vpastura@ien.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }