MULTILETRAMENTOS: NOVOS DESAFIOS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95009 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 6850 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS: NOVOS DESAFIOS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "RESUMO O presente artigo debate sobre transformações vivenciadas no contexto educacional e a necessidade de repensarmos a formação docente para possibilitarmos aos educadores desenvolverem uma prática educativa que favoreça a abordagem de atividades metodológicas, através de metodologias ativas, no intuito de motivar e atrair o interesse do aluno, por meio de processos e ações colaborativas. Nesse sentido, evidenciamos a necessidade da formação docente inicial e complementar para contribuição da inserção dos multiletramentos na Educação Básica. Para tanto, desenvolvemos uma reflexão teórica, a partir de uma pesquisa bibliográfica e explicativa, baseada nos trabalhos de Rojo (2012), Rojo e Moura (2019), Bauman (2013), Bakhtin (2016), Freitas (2003), entre outros. Por meio dessa pesquisa, percebemos que a presença dos multiletramentos na escola pode contribuir para o ensino-aprendizagem, envolvendo professores e alunos em situações pedagógicas criativas e participativas, além de provocar mudanças na prática pedagógica dos professores. Sendo assim, o objetivo deste estudo é abordar a importância dos multiletramentos nas salas de aula, a partir da formação dos professores e debater sobre as concepções dos multiletramentos, a fim de aproximar a realidade da sociedade nos tempos atuais e a da escola, através de metodologias ativas, em prol do fazer educacional. Como resultado desta pesquisa, e a fim de agregar na formação de professores de Língua Portuguesa, apresentamos uma sequência didática focada no uso de materiais concretos, desenvolvidos a partir do Curso de Extensão Gramaticoteca e do aplicativo Gramatikê, idealizados pela professora Drª. Eloisa Pilati. Acreditamos que esta poderá auxiliar outros professores na sua prática em sala de aula e fomentar a promoção de novas oportunidades de formação desses profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6850_TB499_12102023165944.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE FERREIRA SIMÕES MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jacky.letras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95009 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 6850 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS: NOVOS DESAFIOS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "RESUMO O presente artigo debate sobre transformações vivenciadas no contexto educacional e a necessidade de repensarmos a formação docente para possibilitarmos aos educadores desenvolverem uma prática educativa que favoreça a abordagem de atividades metodológicas, através de metodologias ativas, no intuito de motivar e atrair o interesse do aluno, por meio de processos e ações colaborativas. Nesse sentido, evidenciamos a necessidade da formação docente inicial e complementar para contribuição da inserção dos multiletramentos na Educação Básica. Para tanto, desenvolvemos uma reflexão teórica, a partir de uma pesquisa bibliográfica e explicativa, baseada nos trabalhos de Rojo (2012), Rojo e Moura (2019), Bauman (2013), Bakhtin (2016), Freitas (2003), entre outros. Por meio dessa pesquisa, percebemos que a presença dos multiletramentos na escola pode contribuir para o ensino-aprendizagem, envolvendo professores e alunos em situações pedagógicas criativas e participativas, além de provocar mudanças na prática pedagógica dos professores. Sendo assim, o objetivo deste estudo é abordar a importância dos multiletramentos nas salas de aula, a partir da formação dos professores e debater sobre as concepções dos multiletramentos, a fim de aproximar a realidade da sociedade nos tempos atuais e a da escola, através de metodologias ativas, em prol do fazer educacional. Como resultado desta pesquisa, e a fim de agregar na formação de professores de Língua Portuguesa, apresentamos uma sequência didática focada no uso de materiais concretos, desenvolvidos a partir do Curso de Extensão Gramaticoteca e do aplicativo Gramatikê, idealizados pela professora Drª. Eloisa Pilati. Acreditamos que esta poderá auxiliar outros professores na sua prática em sala de aula e fomentar a promoção de novas oportunidades de formação desses profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6850_TB499_12102023165944.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE FERREIRA SIMÕES MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jacky.letras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }