As inovações tecnológicas estão transformando o ambiente educacional e atuação dos docentes no Século XXI, repercutindo nas reformas curriculares e nos métodos de ensino das mais diversas disciplinas, dentre estas, a Geografia. O aprendizado geográfico evoluiu com o advento da computação e informática, que revolucionaram os métodos analógicos de produção de mapas, dada a expansão das técnicas de sensoriamento remoto, sistemas de posicionamento global e programas de geoprocessamento. A utilização de programas computacionais para análise espacial e mapeamento como o Quantum GIS emerge como uma ferramenta importante, não apenas de caráter empresarial, mas também para o setor educacional, na adoção de metodologias e na produção de materiais didáticos de apoio aos professores. Este software pode ser um aliado na prática docente, servindo para a confecção de mapas temáticos, mapas-mudos e diversos tipos de análises (medição de distâncias, georreferenciamento, delimitação de áreas de influência etc.), os quais tem o potencial de ser adaptados aos conteúdos expostos na sequência didática de Geografia. Mediante essa assertiva, o presente artigo objetiva mostrar aplicações do Quantum GIS na elaboração materiais didáticos, para o sexto ano do ensino fundamental. Como metodologia, demonstra a relação entre as competências/habilidades da BNCC e transposição didática, para a elaboração de produtos cartográficos na escala do estado do Acre e do município de Rio Branco. Esta iniciativa aproxima o saber geográfico para a realidade das escolas-campo contempladas pelo programa Residência Pedagógica, da Universidade Federal do Acre, sendo relevante na formação dos licenciados e dos preceptores envolvidos nessa ação institucional.