ENSINO DUAL E APRENDIZAGEM INTEGRADA AO TRABALHO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR DE GRANDE PORTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96320 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2185 "inscrito_id" => 12255 "titulo" => "ENSINO DUAL E APRENDIZAGEM INTEGRADA AO TRABALHO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR DE GRANDE PORTE" "resumo" => "A Anima Educação é um grupo educacional que atua no ensino superior e conta com aproximadamente 400 mil alunos em 17 instituições. Desde 2020, a Ânima e suas instituições investem na implementação de programas de integração de seus currículos, seus cursos e suas práticas didáticas com organizações do mercado de trabalho. Com esse propósito, foi criada uma gerência responsável por implementar a Aprendizagem Integrada ao Trabalho e o Ensino Dual em todas as suas instituições e cursos, para que estudantes desenvolvam com as empresas sua formação prática, complementar à formação na universidade. Contudo, levar este modelo a um portfólio de mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação em 90 campus é um esforço que exigiu a criação de um modelo próprio, baseado nas diretrizes do framework CEWIL, utilizado em instituições de ensino superior canadenses, e no Sistema de Ensino Dual Alemão, implementado em cursos técnicos e de nível superior da Alemanha, capaz de contemplar as especificidades do sistema de ensino superior brasileiro e os desafios da criação de experiências do ensino híbrido. Neste artigo, apresentaremos os desafios da formação docente e da implementação do modelo que, atualmente, promove a Aprendizagem Integrada ao Trabalho a mais de 40 mil estudantes por semestre. Apresentaremos também nossa experiência sobre as práticas didático-pedagógicas de integração com as organizações do mundo do trabalho a partir de dois movimentos para a sua curricularização: trazer organizações de mercado para a universidade, criando cenários reais de trabalho para práticas presenciais e virtuais e levar nossos estudantes para vivenciar a prática em programas de imersão profissional. Discutiremos, também, os resultados de empregabilidade e relevância acadêmica, e, também, como nosso modelo inclui integra a formação de professores e equipes de gestão acadêmica aos programas de Stricto Sensu para garantir a qualidade das experiências integradas ao trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12255_TB2185_20112023152422.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO AUGUSTO REZENDE CALADO" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "flavio.calado@animaeducac" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96320 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2185 "inscrito_id" => 12255 "titulo" => "ENSINO DUAL E APRENDIZAGEM INTEGRADA AO TRABALHO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR DE GRANDE PORTE" "resumo" => "A Anima Educação é um grupo educacional que atua no ensino superior e conta com aproximadamente 400 mil alunos em 17 instituições. Desde 2020, a Ânima e suas instituições investem na implementação de programas de integração de seus currículos, seus cursos e suas práticas didáticas com organizações do mercado de trabalho. Com esse propósito, foi criada uma gerência responsável por implementar a Aprendizagem Integrada ao Trabalho e o Ensino Dual em todas as suas instituições e cursos, para que estudantes desenvolvam com as empresas sua formação prática, complementar à formação na universidade. Contudo, levar este modelo a um portfólio de mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação em 90 campus é um esforço que exigiu a criação de um modelo próprio, baseado nas diretrizes do framework CEWIL, utilizado em instituições de ensino superior canadenses, e no Sistema de Ensino Dual Alemão, implementado em cursos técnicos e de nível superior da Alemanha, capaz de contemplar as especificidades do sistema de ensino superior brasileiro e os desafios da criação de experiências do ensino híbrido. Neste artigo, apresentaremos os desafios da formação docente e da implementação do modelo que, atualmente, promove a Aprendizagem Integrada ao Trabalho a mais de 40 mil estudantes por semestre. Apresentaremos também nossa experiência sobre as práticas didático-pedagógicas de integração com as organizações do mundo do trabalho a partir de dois movimentos para a sua curricularização: trazer organizações de mercado para a universidade, criando cenários reais de trabalho para práticas presenciais e virtuais e levar nossos estudantes para vivenciar a prática em programas de imersão profissional. Discutiremos, também, os resultados de empregabilidade e relevância acadêmica, e, também, como nosso modelo inclui integra a formação de professores e equipes de gestão acadêmica aos programas de Stricto Sensu para garantir a qualidade das experiências integradas ao trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12255_TB2185_20112023152422.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO AUGUSTO REZENDE CALADO" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "flavio.calado@animaeducac" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }