Resumo: Este estudo é um mergulho na História da Educação, com foco no ensino técnico profissional no estado do Maranhão. O objetivo é explorar produções e discussões que têm orientado os pesquisadores que se dedicam ao estudo das instituições escolares e do ensino técnico profissional. Desse modo, se fez importante a realização de mapeamento sobre o tema, assim como as lentes teóricas que iluminam os pesquisadores no assunto. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, de caráter histórico e exploratório, com abordagem qualitativa, tendo em vista a busca da gênese do ensino técnico profissional no estado. O propósito de maior entendimento sobre instituições escolares, educação profissional e ensino técnico fomos direcionados ao aprofundamento de conhecimentos teóricos com Justino Magalhães (1999; 2004), Paolo Nosella e Ester Buffa (2013), no tocante à instituições escolares; Acácia Zeneida Kuenzer (2016; 2009), Gaudêncio Frigotto (2018), Marise Ramos (2005) e outros, ajudaram no campo da educação profissional e do ensino técnico, em um campo macro, que nos ajuda a entender e explicar a sua constituição no estado do Maranhão. O estudo sobre instituições escolares e o interesse em conhecer a constituição e trajetória da educação profissional e o ensino técnico direcionam nosso olhar e análise, permitindo-nos perceber os movimentos da modalidade no estado do Maranhão que, na esfera federal, tem marco no limiar do século XX, por meio do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, com a criação de Escolas de Artífices Artesãos (EAA), pelo Presidente da República Nilo Peçanha (1909-1910).