ALFABETIZAR E LETRAR: CONCEPÇÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM TRÊS OBRAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98957 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5684 "inscrito_id" => 1248 "titulo" => "ALFABETIZAR E LETRAR: CONCEPÇÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM TRÊS OBRAS" "resumo" => "O presente trabalho configura-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva de natureza documental, realizada durante a graduação, com início no 7° período do curso de licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Acre - UFAC, a fim de contribuir para o Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIBIC). A pesquisa foi realizada através da análise de obras que contemplam a temática. Com o objetivo de analisá-las, buscando descrever e analisar as concepções das autoras levando em consideração suas abordagens sobre alfabetização em contexto de letramento, bem como categorizar as interpretações das mesmas com relação a leitura e escrita. A pesquisa procedeu através de uma análise acerca dos teóricos que versam sobre a classe de alfabetização e letramento, no qual os principais autores estudados foram: Severino (2007), Ângela Kleiman (2005), Magda Soares (2002) e Marlene Carvalho (2008). Os resultados evidenciaram que a concepção de alfabetização apresentada pelas autoras está vinculada ao letramento, pois reconhecem a importância da leitura e da escrita como uma prática social. Concluindo-se que suas concepções se complementam de maneira significativa para a proposta de alfabetização e letramento, partindo de abordagens envolvendo a oralidade, a escrita e a participação dos alunos no seu processo de ensino aprendizagem, bem como a dinâmica de propostas de atividades de leitura e escrita aplicadas pelos professores(a) em sua busca pela formação de sujeitos alfabetizados e letrados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1248_TB5684_12102023205949.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAILA BENTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "THAILA" "autor_email" => "thailalima95.tllb@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98957 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5684 "inscrito_id" => 1248 "titulo" => "ALFABETIZAR E LETRAR: CONCEPÇÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM TRÊS OBRAS" "resumo" => "O presente trabalho configura-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva de natureza documental, realizada durante a graduação, com início no 7° período do curso de licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Acre - UFAC, a fim de contribuir para o Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIBIC). A pesquisa foi realizada através da análise de obras que contemplam a temática. Com o objetivo de analisá-las, buscando descrever e analisar as concepções das autoras levando em consideração suas abordagens sobre alfabetização em contexto de letramento, bem como categorizar as interpretações das mesmas com relação a leitura e escrita. A pesquisa procedeu através de uma análise acerca dos teóricos que versam sobre a classe de alfabetização e letramento, no qual os principais autores estudados foram: Severino (2007), Ângela Kleiman (2005), Magda Soares (2002) e Marlene Carvalho (2008). Os resultados evidenciaram que a concepção de alfabetização apresentada pelas autoras está vinculada ao letramento, pois reconhecem a importância da leitura e da escrita como uma prática social. Concluindo-se que suas concepções se complementam de maneira significativa para a proposta de alfabetização e letramento, partindo de abordagens envolvendo a oralidade, a escrita e a participação dos alunos no seu processo de ensino aprendizagem, bem como a dinâmica de propostas de atividades de leitura e escrita aplicadas pelos professores(a) em sua busca pela formação de sujeitos alfabetizados e letrados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1248_TB5684_12102023205949.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAILA BENTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "THAILA" "autor_email" => "thailalima95.tllb@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }