O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA TÉCNICA JIGSAW COM OS CONTEÚDOS DE ESTUDOS DE GASES E ESTEQUIOMETRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98485 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5075 "inscrito_id" => 12365 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA TÉCNICA JIGSAW COM OS CONTEÚDOS DE ESTUDOS DE GASES E ESTEQUIOMETRIA" "resumo" => "Um processo de ensino aprendizagem comum é dado por explicações entre colegas, por meio de estudo coletivo. Nesse contexto, percebe-se que a aprendizagem cooperativa está inserida nesse cenário devido acontecer uma maior interação entre os discentes com o mesmo alinhamento de pensamentos, possibilitando a aprendizagem dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho busca analisar as contribuições da abordagem aprendizagem cooperativa a partir da técnica Jigsaw envolvendo o assunto de estudos dos gases e estequiometria na disciplina de Química. A metodologia adotada foi de pesquisa-ação, uma vez que o estudo foi realizado em duas turmas diferentes de curso técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros, durante as etapas da regência de estágios. As atividades desenvolvidas nas etapas do método Jigsaw com os dois conteúdos foram bastante semelhantes, tanto que com o conteúdo de estudos de gases optou-se por utilizar o simulador PhET Colorado, utilizando esse recurso também no estudo da estequiometria junto com a experimentação. Após o estudo coletivo dos alunos, as aulas seguiram com base no aprofundamento do conteúdo tendo uma sequência de atividades de acordo com o planejamento de cada estagiário. Durante a realização das atividades foi possível observar uma maior interação, linguagem científica utilizada entre os discentes e uma maior motivação em compreender o conteúdo, demonstrando maior interesse e compromisso em participar das aulas. Dessa forma, observou-se a contribuição da abordagem da metodologia cooperativa para aprendizagem da disciplina de Química, principalmente por desenvolver o trabalho em equipe, além de uma maior autonomia entre os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12365_TB5075_22112023150206.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BIANCA GONÇALVES SILVA" "autor_nome_curto" => "Maria Bianca" "autor_email" => "biancagoncalves20181234@g" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98485 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5075 "inscrito_id" => 12365 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA TÉCNICA JIGSAW COM OS CONTEÚDOS DE ESTUDOS DE GASES E ESTEQUIOMETRIA" "resumo" => "Um processo de ensino aprendizagem comum é dado por explicações entre colegas, por meio de estudo coletivo. Nesse contexto, percebe-se que a aprendizagem cooperativa está inserida nesse cenário devido acontecer uma maior interação entre os discentes com o mesmo alinhamento de pensamentos, possibilitando a aprendizagem dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho busca analisar as contribuições da abordagem aprendizagem cooperativa a partir da técnica Jigsaw envolvendo o assunto de estudos dos gases e estequiometria na disciplina de Química. A metodologia adotada foi de pesquisa-ação, uma vez que o estudo foi realizado em duas turmas diferentes de curso técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros, durante as etapas da regência de estágios. As atividades desenvolvidas nas etapas do método Jigsaw com os dois conteúdos foram bastante semelhantes, tanto que com o conteúdo de estudos de gases optou-se por utilizar o simulador PhET Colorado, utilizando esse recurso também no estudo da estequiometria junto com a experimentação. Após o estudo coletivo dos alunos, as aulas seguiram com base no aprofundamento do conteúdo tendo uma sequência de atividades de acordo com o planejamento de cada estagiário. Durante a realização das atividades foi possível observar uma maior interação, linguagem científica utilizada entre os discentes e uma maior motivação em compreender o conteúdo, demonstrando maior interesse e compromisso em participar das aulas. Dessa forma, observou-se a contribuição da abordagem da metodologia cooperativa para aprendizagem da disciplina de Química, principalmente por desenvolver o trabalho em equipe, além de uma maior autonomia entre os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12365_TB5075_22112023150206.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BIANCA GONÇALVES SILVA" "autor_nome_curto" => "Maria Bianca" "autor_email" => "biancagoncalves20181234@g" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }