RESUMO Este artigo cientifico visa discutir a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na educação básica. A educação socioemocional se configura como o processo de desenvolver habilidades de reconhecimentos e regulação emocional, estando diretamente relacionada ao conceito de inteligência emocional, que a partir do relacionamento interpessoal possa desenvolver interação intrapessoal de forma plena e satisfatória. Tendo como objetivo principal discutir os fundamentos conceituais das competências socioemocionais e a importância da implementação da educação socioemocional dentro dos âmbitos educacionais. Para tanto, se insere os objetivos específicos, apresentar o que versa a BNCC nesse sentido, compreender o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais e analisar a difusão de um novo conceito curricular que possibilite uma transformação social significativa. Para a realização desse estudo, o método utilizado foi a revisão bibliográfica, com o embasamento de Wallon (2007), Gardner (1997), Morin (2000), entre outros, com a utilização de livros, artigos e documentos, conferido um teor qualitativo. A criança desde muito cedo internaliza emoções, a depender do contexto de vida, pode impactar negativamente nas suas relações sociais. Neste sentido, a forma como a educação é conduzia pode significar a aprendizagem da confiança, do amor e do respeito. A escola como âmbito educativo precisa planejar um currículo que possa estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, com uma equipe pedagógica multidisciplinar, planos e materiais didáticos e inclusão da família nesse processo. A análise dos resultados da pesquisa, nos conferiu a viabilidade de implementar o desenvolvimento das competências socioemocionais nas salas de aula na educação brasileira, visto a sua contribuição favorável no desenvolvimento pleno do ser humano. Palavras-chave: Competências socioemocionais, Currículo, Inteligência emocional. Educação básica.