O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E A EDUCAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98127 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4614 "inscrito_id" => 13677 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E A EDUCAÇÃO" "resumo" => "RESUMO Este artigo cientifico visa discutir a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na educação básica. A educação socioemocional se configura como o processo de desenvolver habilidades de reconhecimentos e regulação emocional, estando diretamente relacionada ao conceito de inteligência emocional, que a partir do relacionamento interpessoal possa desenvolver interação intrapessoal de forma plena e satisfatória. Tendo como objetivo principal discutir os fundamentos conceituais das competências socioemocionais e a importância da implementação da educação socioemocional dentro dos âmbitos educacionais. Para tanto, se insere os objetivos específicos, apresentar o que versa a BNCC nesse sentido, compreender o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais e analisar a difusão de um novo conceito curricular que possibilite uma transformação social significativa. Para a realização desse estudo, o método utilizado foi a revisão bibliográfica, com o embasamento de Wallon (2007), Gardner (1997), Morin (2000), entre outros, com a utilização de livros, artigos e documentos, conferido um teor qualitativo. A criança desde muito cedo internaliza emoções, a depender do contexto de vida, pode impactar negativamente nas suas relações sociais. Neste sentido, a forma como a educação é conduzia pode significar a aprendizagem da confiança, do amor e do respeito. A escola como âmbito educativo precisa planejar um currículo que possa estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, com uma equipe pedagógica multidisciplinar, planos e materiais didáticos e inclusão da família nesse processo. A análise dos resultados da pesquisa, nos conferiu a viabilidade de implementar o desenvolvimento das competências socioemocionais nas salas de aula na educação brasileira, visto a sua contribuição favorável no desenvolvimento pleno do ser humano. Palavras-chave: Competências socioemocionais, Currículo, Inteligência emocional. Educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13677_TB4614_27082023175522.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INDIANARA DIAS" "autor_nome_curto" => "indianara Dias" "autor_email" => "indianara2@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98127 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4614 "inscrito_id" => 13677 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E A EDUCAÇÃO" "resumo" => "RESUMO Este artigo cientifico visa discutir a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na educação básica. A educação socioemocional se configura como o processo de desenvolver habilidades de reconhecimentos e regulação emocional, estando diretamente relacionada ao conceito de inteligência emocional, que a partir do relacionamento interpessoal possa desenvolver interação intrapessoal de forma plena e satisfatória. Tendo como objetivo principal discutir os fundamentos conceituais das competências socioemocionais e a importância da implementação da educação socioemocional dentro dos âmbitos educacionais. Para tanto, se insere os objetivos específicos, apresentar o que versa a BNCC nesse sentido, compreender o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais e analisar a difusão de um novo conceito curricular que possibilite uma transformação social significativa. Para a realização desse estudo, o método utilizado foi a revisão bibliográfica, com o embasamento de Wallon (2007), Gardner (1997), Morin (2000), entre outros, com a utilização de livros, artigos e documentos, conferido um teor qualitativo. A criança desde muito cedo internaliza emoções, a depender do contexto de vida, pode impactar negativamente nas suas relações sociais. Neste sentido, a forma como a educação é conduzia pode significar a aprendizagem da confiança, do amor e do respeito. A escola como âmbito educativo precisa planejar um currículo que possa estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, com uma equipe pedagógica multidisciplinar, planos e materiais didáticos e inclusão da família nesse processo. A análise dos resultados da pesquisa, nos conferiu a viabilidade de implementar o desenvolvimento das competências socioemocionais nas salas de aula na educação brasileira, visto a sua contribuição favorável no desenvolvimento pleno do ser humano. Palavras-chave: Competências socioemocionais, Currículo, Inteligência emocional. Educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13677_TB4614_27082023175522.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INDIANARA DIAS" "autor_nome_curto" => "indianara Dias" "autor_email" => "indianara2@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }