PEDAGOGIA DA IMAGINAÇÃO: ROLE PLAYING GAME, APRENDIZAGEM CRIATIVA E PRÁTICAS FANTÁSTICAS NA EDUCAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98262 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4788 "inscrito_id" => 18735 "titulo" => "PEDAGOGIA DA IMAGINAÇÃO: ROLE PLAYING GAME, APRENDIZAGEM CRIATIVA E PRÁTICAS FANTÁSTICAS NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Imaginamos, e por imaginarmos moldamos o mundo. Um elemento importantíssimo para as sociedades – tanto antigas quanto modernas – é a linguagem, caminho que abre inúmeros e variados espaços para novas leituras e, consequentemente, construções de realidades. Através de suas múltiplas manifestações e entendendo que o “fazer de conta” é uma das atividades mais essenciais para o desenvolvimento de novos conhecimentos, busca-se, neste trabalho, investigar a emergência de abordagens educativas que se baseiem nas faculdades da fantasia e da imaginação humana. Partindo do emprego do termo “pedagogia da imaginação”, por Italo Calvino, a pesquisa evoca a discussão sobre sua possível definição conceitual analisando documentos, relatos, bibliografias, entre outros materiais, – assinados cientificamente ou não – focando-se, principalmente, na frequência de utilização da terminologia pelos registros. Ademais, é discutida a aplicação de tal abordagem nas esferas educacionais através de práticas de metodologias ativas – mais precisamente o Role Playing Game (RPG) – e dos aspectos construcionistas da Aprendizagem Criativa, amparando tais reflexões em conceitos e experiências apresentadas por Sonia Rodrigues, Ricardo Amaral, Seymour Papert e Mitchel Resnick. Um último pilar referencial da pesquisa são os conceitos de fantasia ativa e fantasia passiva, de Paolo Legrenzi, funcionando como chave de ignição para uma proposta de atuação docente pautada no fomento à criatividade, tendo como ponto de partida os interesses próprios das/os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65843481a4b09_21122023095009.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-21 09:50:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINCOLN AGUIAR SANTOS" "autor_nome_curto" => "LINCOLN" "autor_email" => "linksakai@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98262 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4788 "inscrito_id" => 18735 "titulo" => "PEDAGOGIA DA IMAGINAÇÃO: ROLE PLAYING GAME, APRENDIZAGEM CRIATIVA E PRÁTICAS FANTÁSTICAS NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Imaginamos, e por imaginarmos moldamos o mundo. Um elemento importantíssimo para as sociedades – tanto antigas quanto modernas – é a linguagem, caminho que abre inúmeros e variados espaços para novas leituras e, consequentemente, construções de realidades. Através de suas múltiplas manifestações e entendendo que o “fazer de conta” é uma das atividades mais essenciais para o desenvolvimento de novos conhecimentos, busca-se, neste trabalho, investigar a emergência de abordagens educativas que se baseiem nas faculdades da fantasia e da imaginação humana. Partindo do emprego do termo “pedagogia da imaginação”, por Italo Calvino, a pesquisa evoca a discussão sobre sua possível definição conceitual analisando documentos, relatos, bibliografias, entre outros materiais, – assinados cientificamente ou não – focando-se, principalmente, na frequência de utilização da terminologia pelos registros. Ademais, é discutida a aplicação de tal abordagem nas esferas educacionais através de práticas de metodologias ativas – mais precisamente o Role Playing Game (RPG) – e dos aspectos construcionistas da Aprendizagem Criativa, amparando tais reflexões em conceitos e experiências apresentadas por Sonia Rodrigues, Ricardo Amaral, Seymour Papert e Mitchel Resnick. Um último pilar referencial da pesquisa são os conceitos de fantasia ativa e fantasia passiva, de Paolo Legrenzi, funcionando como chave de ignição para uma proposta de atuação docente pautada no fomento à criatividade, tendo como ponto de partida os interesses próprios das/os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65843481a4b09_21122023095009.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-21 09:50:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINCOLN AGUIAR SANTOS" "autor_nome_curto" => "LINCOLN" "autor_email" => "linksakai@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }