O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do governo federal brasileiro que visa incentivar a formação de professores para a educação básica. Com a implementação do novo ensino médio, que traz mudanças significativas na estrutura curricular, mostram que o PIBID enfrenta alguns desafios que precisam ser superados para continuar a contribuir com a formação de professores. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar os principais impactos do Novo Ensino Médio e da BNC – Formação para a concepção de formação de professores presentes no PIBID. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se valeu de análise documental dos documentos norteadores do programa e dos textos oficiais que orientam a formação de professores no Novo Ensino Médio buscando identificar: a) Concepção de ensino ; b) Concepção de Currículo ; c) Relação teoria- Prática; d) trabalho docente ; e) avaliação. Para análise do material coletado foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Na literatura tomamos como referências bibliográficas os trabalhos de Silvia (2015; 2018) e Quadros (2020). Como resultados desta pesquisa (em andamento) espera – se que sejam evidenciadas: I) os impactos do Novo Ensino Médio para a concepção de formação e atuação docente; II) as repercussões na profissionalização da docência a partir da BNC- Formação; III) os novos desafios e complexidades que o novo ensino médio impõe à programas de formação de professores como o PIBID.