O PIBID NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO E DA BNC – FORMAÇÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96459 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2383 "inscrito_id" => 13831 "titulo" => "O PIBID NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO E DA BNC – FORMAÇÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do governo federal brasileiro que visa incentivar a formação de professores para a educação básica. Com a implementação do novo ensino médio, que traz mudanças significativas na estrutura curricular, mostram que o PIBID enfrenta alguns desafios que precisam ser superados para continuar a contribuir com a formação de professores. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar os principais impactos do Novo Ensino Médio e da BNC – Formação para a concepção de formação de professores presentes no PIBID. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se valeu de análise documental dos documentos norteadores do programa e dos textos oficiais que orientam a formação de professores no Novo Ensino Médio buscando identificar: a) Concepção de ensino ; b) Concepção de Currículo ; c) Relação teoria- Prática; d) trabalho docente ; e) avaliação. Para análise do material coletado foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Na literatura tomamos como referências bibliográficas os trabalhos de Silvia (2015; 2018) e Quadros (2020). Como resultados desta pesquisa (em andamento) espera – se que sejam evidenciadas: I) os impactos do Novo Ensino Médio para a concepção de formação e atuação docente; II) as repercussões na profissionalização da docência a partir da BNC- Formação; III) os novos desafios e complexidades que o novo ensino médio impõe à programas de formação de professores como o PIBID." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13831_TB2383_21102023142147.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LEONARDO NOGUEIRA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "L. CASTRO" "autor_email" => "leonardo.nogueira07@aluno" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96459 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2383 "inscrito_id" => 13831 "titulo" => "O PIBID NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO E DA BNC – FORMAÇÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do governo federal brasileiro que visa incentivar a formação de professores para a educação básica. Com a implementação do novo ensino médio, que traz mudanças significativas na estrutura curricular, mostram que o PIBID enfrenta alguns desafios que precisam ser superados para continuar a contribuir com a formação de professores. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar os principais impactos do Novo Ensino Médio e da BNC – Formação para a concepção de formação de professores presentes no PIBID. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se valeu de análise documental dos documentos norteadores do programa e dos textos oficiais que orientam a formação de professores no Novo Ensino Médio buscando identificar: a) Concepção de ensino ; b) Concepção de Currículo ; c) Relação teoria- Prática; d) trabalho docente ; e) avaliação. Para análise do material coletado foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Na literatura tomamos como referências bibliográficas os trabalhos de Silvia (2015; 2018) e Quadros (2020). Como resultados desta pesquisa (em andamento) espera – se que sejam evidenciadas: I) os impactos do Novo Ensino Médio para a concepção de formação e atuação docente; II) as repercussões na profissionalização da docência a partir da BNC- Formação; III) os novos desafios e complexidades que o novo ensino médio impõe à programas de formação de professores como o PIBID." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13831_TB2383_21102023142147.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LEONARDO NOGUEIRA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "L. CASTRO" "autor_email" => "leonardo.nogueira07@aluno" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }