SILVA, Maria Isabel Do Nascimento et al.. Arte contemporânea na educação infantil. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98044>. Acesso em: 22/11/2024 14:42
A presente pesquisa se propõe a refletir a partir das possibilidades da Arte Contemporânea, está que vem possibilitando um olhar para as crianças criarem, serem protagonista da sua arte e sua essência. O fazer artístico, não estão mais restritos aos materiais e suportes convencionais, isto é, apenas pintar uma folha empresa com um desenho dado pelo professor. A arte desempenha um papel significativo na vida da criança, promovendo a diversidade, a criação, imaginação, interação social, experiências corporais, cognitivas, sensoriais, estéticas, motoras, afetivas, entre outras. Assim, estudos e pesquisas na área da Educação (Barbieri, 2017; Carvalho,2019), como também, as normativas curriculares para Educação Infantil, trazem e buscam enfatizar a importância da diversidade de materiais e suportes para as crianças criarem, experimentarem e vivenciarem. O adulto como pesquisador, realizará experiências inovadoras, disponibilizando materiais e suportes diversos para as crianças criarem, como: tintas naturais, terra, gravetos, folhas, lixa, argila, carvão, água... por meio destes e outros materiais a criança, poderá explorar e expressar sua identidade e se conectar com diversas perspectivas e experiências, enriquecendo sua visão de mundo. Para tanto, o objetivo é de compreender que as crianças tenham a oportunidade de interagir, experimentar, criar, aprender com a arte de seu tempo, e não apenas com a do passado. Acreditamos que quando o professor compreende a importância da arte na atualidade e a potência dos materiais, suas aulas serão transformadoras de realidades, quebrará paradigmas tradicionais enraizados na prática cotidiana e alcançará os seus resultados almejados, para uma educação infantil mais digna e estimuladora.