“O QUE EU SOU?”: UM JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE GENÉTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98917 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5631 "inscrito_id" => 19340 "titulo" => "“O QUE EU SOU?”: UM JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE GENÉTICA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é propor um jogo de cartas para o ensino da genética com estudantes do ensino médio. A genética é uma área da biologia que estuda a hereditariedade e a variação dos seres vivos e possui grande contribuição no cotidiano, desde a produção de alimentos ao diagnóstico e tratamento de doenças. Apesar da sua importância, a genética pode ser complexa e desafiadora para os estudantes do ensino médio, principalmente quando os conceitos são trabalhados em sala de aula apenas na teoria. Nesse sentido, os jogos didáticos apresentam-se como grande aliado para o decente proporcionar a abordagem dos conceitos fundamentais trabalhados na disciplina genética de forma lúdica e facilitada. A proposta de jogo de cartas intitulado como “O que eu sou?” foi produzida com o intuito de facilitar o entendimento dos conceitos genéticos já abordados em sala de aula. Para a produção desse jogo, foi utilizada a plataforma digital Canva para a formação de 22 cartas posteriormente impressas a baixo custo, o que garante aplicá-lo nas diferentes realidades educacionais. As cartas possuem a descrição em tópicos dos conceitos da genética como exemplo sobre o DNA, RNA e cromossomo, para que os discentes consigam relacionar a descrição ao respectivo conceito estudado. É recomendável que a dinâmica ocorra com a divisão da turma em dois grandes grupos, com dois representantes para a escolha e resposta em conjunto da carta escolhida. Ganhará o grupo que acumular mais pontos. Utilizar o recurso em sala de aula, os estudantes aprendem com mais ludicidade e de uma forma mais descontraída, além de relacionar o que foi visto na teoria e oportunizá-los a sanar quaisquer dúvidas. A dinâmica ainda estimula o convívio em grupo, a curiosidade e raciocínio lógico e mostra eficácia para distanciar a educação tradicional ainda visualizada no ensino de genética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19340_TB5631_22112023142551.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS AMARO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "carlos.amaro@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98917 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5631 "inscrito_id" => 19340 "titulo" => "“O QUE EU SOU?”: UM JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE GENÉTICA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é propor um jogo de cartas para o ensino da genética com estudantes do ensino médio. A genética é uma área da biologia que estuda a hereditariedade e a variação dos seres vivos e possui grande contribuição no cotidiano, desde a produção de alimentos ao diagnóstico e tratamento de doenças. Apesar da sua importância, a genética pode ser complexa e desafiadora para os estudantes do ensino médio, principalmente quando os conceitos são trabalhados em sala de aula apenas na teoria. Nesse sentido, os jogos didáticos apresentam-se como grande aliado para o decente proporcionar a abordagem dos conceitos fundamentais trabalhados na disciplina genética de forma lúdica e facilitada. A proposta de jogo de cartas intitulado como “O que eu sou?” foi produzida com o intuito de facilitar o entendimento dos conceitos genéticos já abordados em sala de aula. Para a produção desse jogo, foi utilizada a plataforma digital Canva para a formação de 22 cartas posteriormente impressas a baixo custo, o que garante aplicá-lo nas diferentes realidades educacionais. As cartas possuem a descrição em tópicos dos conceitos da genética como exemplo sobre o DNA, RNA e cromossomo, para que os discentes consigam relacionar a descrição ao respectivo conceito estudado. É recomendável que a dinâmica ocorra com a divisão da turma em dois grandes grupos, com dois representantes para a escolha e resposta em conjunto da carta escolhida. Ganhará o grupo que acumular mais pontos. Utilizar o recurso em sala de aula, os estudantes aprendem com mais ludicidade e de uma forma mais descontraída, além de relacionar o que foi visto na teoria e oportunizá-los a sanar quaisquer dúvidas. A dinâmica ainda estimula o convívio em grupo, a curiosidade e raciocínio lógico e mostra eficácia para distanciar a educação tradicional ainda visualizada no ensino de genética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19340_TB5631_22112023142551.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS AMARO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "carlos.amaro@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }