DESMISTIFICANDO O ENSINO APRENDIZAGEM DAS TRÊS LEIS DE NEWTON UTILIZANDO CONTOS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95719 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1410 "inscrito_id" => 12477 "titulo" => "DESMISTIFICANDO O ENSINO APRENDIZAGEM DAS TRÊS LEIS DE NEWTON UTILIZANDO CONTOS." "resumo" => "Os contos desempenham um papel importante no processo de ensino aprendizagem de física, pois apresentam uma forma lúdica e contextualizada de abordar fenômenos físicos. Com os contos, é possível explorar a Física de uma forma mais acessível e atrativa, especialmente para estudantes que possam ter dificuldades em assimilar esses conceitos de maneira tradicional, pois a física está sendo apresentada descontextualizada e pouco atraente para os alunos. Isso pode dificultar a compreensão e entendimento dos conceitos científicos, além de afastar os estudantes do aprendizado da disciplina. Com isso, emerge esse trabalho que busca o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física, visando o engajamento de estudantes do primeiro ano do ensino médio, utilizando o conto como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três módulos de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: primeira, segunda e terceira leis de Newton. A proposta do presente trabalho está dividida em três momentos: primeiro momento apresentar contos sobre as três leis de Newton, segundo momento apresentar o gênero textual, dar alguns exemplos e, por fim, apresentar exemplos de como juntar a física esse estilo narrativo. E no terceiro desenvolver juntamente com os alunos, contos relacionados a três leis de Newton. O trabalho conclui que a sequência didática a partir de contos é uma forma criativa de ensino aprendizagem que deve ser levada em consideração quando apresentada, ainda mais quando envolve algo capaz de despertar a imaginação dos estudantes. A aprendizagem por meio de contos é válida e pode servir como uma ferramenta pedagógica no ensino da física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12477_TB1410_20112023093158.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYRTON GOMES DE VASCONCELOS REIS" "autor_nome_curto" => "Ayrton Reis" "autor_email" => "ayrton.reis@aluno.ifserta" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95719 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1410 "inscrito_id" => 12477 "titulo" => "DESMISTIFICANDO O ENSINO APRENDIZAGEM DAS TRÊS LEIS DE NEWTON UTILIZANDO CONTOS." "resumo" => "Os contos desempenham um papel importante no processo de ensino aprendizagem de física, pois apresentam uma forma lúdica e contextualizada de abordar fenômenos físicos. Com os contos, é possível explorar a Física de uma forma mais acessível e atrativa, especialmente para estudantes que possam ter dificuldades em assimilar esses conceitos de maneira tradicional, pois a física está sendo apresentada descontextualizada e pouco atraente para os alunos. Isso pode dificultar a compreensão e entendimento dos conceitos científicos, além de afastar os estudantes do aprendizado da disciplina. Com isso, emerge esse trabalho que busca o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física, visando o engajamento de estudantes do primeiro ano do ensino médio, utilizando o conto como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três módulos de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: primeira, segunda e terceira leis de Newton. A proposta do presente trabalho está dividida em três momentos: primeiro momento apresentar contos sobre as três leis de Newton, segundo momento apresentar o gênero textual, dar alguns exemplos e, por fim, apresentar exemplos de como juntar a física esse estilo narrativo. E no terceiro desenvolver juntamente com os alunos, contos relacionados a três leis de Newton. O trabalho conclui que a sequência didática a partir de contos é uma forma criativa de ensino aprendizagem que deve ser levada em consideração quando apresentada, ainda mais quando envolve algo capaz de despertar a imaginação dos estudantes. A aprendizagem por meio de contos é válida e pode servir como uma ferramenta pedagógica no ensino da física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12477_TB1410_20112023093158.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYRTON GOMES DE VASCONCELOS REIS" "autor_nome_curto" => "Ayrton Reis" "autor_email" => "ayrton.reis@aluno.ifserta" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }