Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESMISTIFICANDO O ENSINO APRENDIZAGEM DAS TRÊS LEIS DE NEWTON UTILIZANDO CONTOS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95719
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1410
    "inscrito_id" => 12477
    "titulo" => "DESMISTIFICANDO O ENSINO APRENDIZAGEM DAS TRÊS LEIS DE NEWTON UTILIZANDO CONTOS."
    "resumo" => "Os contos desempenham um papel importante no processo de ensino aprendizagem de física, pois apresentam uma forma lúdica e contextualizada de abordar fenômenos físicos. Com os contos, é possível explorar a Física de uma forma mais acessível e atrativa, especialmente para estudantes que possam ter dificuldades em assimilar esses conceitos de maneira tradicional, pois a física está sendo apresentada descontextualizada e pouco atraente para os alunos. Isso pode dificultar a compreensão e entendimento dos conceitos científicos, além de afastar os estudantes do aprendizado da disciplina. Com isso, emerge esse trabalho que busca o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física, visando o engajamento de estudantes do primeiro ano do ensino médio, utilizando o conto como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três módulos de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: primeira, segunda e terceira leis de Newton. A proposta do presente trabalho está dividida em três momentos: primeiro momento apresentar contos sobre as três leis de Newton, segundo momento apresentar o gênero textual, dar alguns exemplos e, por fim, apresentar exemplos de como juntar a física esse estilo narrativo. E no terceiro desenvolver juntamente com os alunos, contos relacionados a três leis de Newton. O trabalho conclui que a sequência didática a partir de contos é uma forma criativa de ensino aprendizagem que deve ser levada em consideração quando apresentada, ainda mais quando envolve algo capaz de despertar a imaginação dos estudantes. A aprendizagem por meio de contos é válida e pode servir como uma ferramenta pedagógica no ensino da física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12477_TB1410_20112023093158.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYRTON GOMES DE VASCONCELOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "Ayrton Reis"
    "autor_email" => "ayrton.reis@aluno.ifserta"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95719
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1410
    "inscrito_id" => 12477
    "titulo" => "DESMISTIFICANDO O ENSINO APRENDIZAGEM DAS TRÊS LEIS DE NEWTON UTILIZANDO CONTOS."
    "resumo" => "Os contos desempenham um papel importante no processo de ensino aprendizagem de física, pois apresentam uma forma lúdica e contextualizada de abordar fenômenos físicos. Com os contos, é possível explorar a Física de uma forma mais acessível e atrativa, especialmente para estudantes que possam ter dificuldades em assimilar esses conceitos de maneira tradicional, pois a física está sendo apresentada descontextualizada e pouco atraente para os alunos. Isso pode dificultar a compreensão e entendimento dos conceitos científicos, além de afastar os estudantes do aprendizado da disciplina. Com isso, emerge esse trabalho que busca o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física, visando o engajamento de estudantes do primeiro ano do ensino médio, utilizando o conto como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três módulos de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: primeira, segunda e terceira leis de Newton. A proposta do presente trabalho está dividida em três momentos: primeiro momento apresentar contos sobre as três leis de Newton, segundo momento apresentar o gênero textual, dar alguns exemplos e, por fim, apresentar exemplos de como juntar a física esse estilo narrativo. E no terceiro desenvolver juntamente com os alunos, contos relacionados a três leis de Newton. O trabalho conclui que a sequência didática a partir de contos é uma forma criativa de ensino aprendizagem que deve ser levada em consideração quando apresentada, ainda mais quando envolve algo capaz de despertar a imaginação dos estudantes. A aprendizagem por meio de contos é válida e pode servir como uma ferramenta pedagógica no ensino da física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12477_TB1410_20112023093158.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYRTON GOMES DE VASCONCELOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "Ayrton Reis"
    "autor_email" => "ayrton.reis@aluno.ifserta"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os contos desempenham um papel importante no processo de ensino aprendizagem de física, pois apresentam uma forma lúdica e contextualizada de abordar fenômenos físicos. Com os contos, é possível explorar a Física de uma forma mais acessível e atrativa, especialmente para estudantes que possam ter dificuldades em assimilar esses conceitos de maneira tradicional, pois a física está sendo apresentada descontextualizada e pouco atraente para os alunos. Isso pode dificultar a compreensão e entendimento dos conceitos científicos, além de afastar os estudantes do aprendizado da disciplina. Com isso, emerge esse trabalho que busca o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física, visando o engajamento de estudantes do primeiro ano do ensino médio, utilizando o conto como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três módulos de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: primeira, segunda e terceira leis de Newton. A proposta do presente trabalho está dividida em três momentos: primeiro momento apresentar contos sobre as três leis de Newton, segundo momento apresentar o gênero textual, dar alguns exemplos e, por fim, apresentar exemplos de como juntar a física esse estilo narrativo. E no terceiro desenvolver juntamente com os alunos, contos relacionados a três leis de Newton. O trabalho conclui que a sequência didática a partir de contos é uma forma criativa de ensino aprendizagem que deve ser levada em consideração quando apresentada, ainda mais quando envolve algo capaz de despertar a imaginação dos estudantes. A aprendizagem por meio de contos é válida e pode servir como uma ferramenta pedagógica no ensino da física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.