Os contos desempenham um papel importante no processo de ensino aprendizagem de física, pois apresentam uma forma lúdica e contextualizada de abordar fenômenos físicos. Com os contos, é possível explorar a Física de uma forma mais acessível e atrativa, especialmente para estudantes que possam ter dificuldades em assimilar esses conceitos de maneira tradicional, pois a física está sendo apresentada descontextualizada e pouco atraente para os alunos. Isso pode dificultar a compreensão e entendimento dos conceitos científicos, além de afastar os estudantes do aprendizado da disciplina. Com isso, emerge esse trabalho que busca o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física, visando o engajamento de estudantes do primeiro ano do ensino médio, utilizando o conto como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três módulos de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: primeira, segunda e terceira leis de Newton. A proposta do presente trabalho está dividida em três momentos: primeiro momento apresentar contos sobre as três leis de Newton, segundo momento apresentar o gênero textual, dar alguns exemplos e, por fim, apresentar exemplos de como juntar a física esse estilo narrativo. E no terceiro desenvolver juntamente com os alunos, contos relacionados a três leis de Newton. O trabalho conclui que a sequência didática a partir de contos é uma forma criativa de ensino aprendizagem que deve ser levada em consideração quando apresentada, ainda mais quando envolve algo capaz de despertar a imaginação dos estudantes. A aprendizagem por meio de contos é válida e pode servir como uma ferramenta pedagógica no ensino da física.