EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE COM A METODOLOGIA FREIREANA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98314 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4851 "inscrito_id" => 19943 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE COM A METODOLOGIA FREIREANA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES" "resumo" => "O estudo em questão relata a experiência obtida por meio da execução de um curso de extensão para professores das escolas municipais de Ouricuri-PE. O tema abordado foi "Educação e Realidade - Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica", com foco na intervenção de propostas interdisciplinares para a melhoria da qualidade do ensino. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e pesquisa-ação, tendo como aporte teórico Rêgo (2006), Angotti, Delizoicov, Pernambuco (2002), e Paulo Freire (2003, 2011 e 2013, entre outros. O curso se baseou nos três momentos pedagógicos: Estudo da Realidade (ER), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC). A participação dos licenciandos em formação inicial do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE – campus Ouricuri teve grande relevância. Três estudantes de graduação tiveram a possibilidade de coletar e sistematizar os dados, que os permitiu reelaborar a compreensão que tinham sobre sua formação profissional como docentes de química. Os resultados obtidos demonstram que houve um estabelecimento de relação entre os estudos realizados durante o curso de licenciatura e a extenso de atuação dos professores participantes do curso livre de extensão. O diálogo contribuiu para dissolver estereótipos existentes, principalmente no que diz respeito à cisão entre prática e teoria e entre conhecimentos pedagógicos e específicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19943_TB4851_04102023200905.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE FARIAS DE FRANÇA BATISTA" "autor_nome_curto" => "GISELLE" "autor_email" => "gisellebatista795@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98314 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4851 "inscrito_id" => 19943 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE COM A METODOLOGIA FREIREANA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES" "resumo" => "O estudo em questão relata a experiência obtida por meio da execução de um curso de extensão para professores das escolas municipais de Ouricuri-PE. O tema abordado foi "Educação e Realidade - Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica", com foco na intervenção de propostas interdisciplinares para a melhoria da qualidade do ensino. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e pesquisa-ação, tendo como aporte teórico Rêgo (2006), Angotti, Delizoicov, Pernambuco (2002), e Paulo Freire (2003, 2011 e 2013, entre outros. O curso se baseou nos três momentos pedagógicos: Estudo da Realidade (ER), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC). A participação dos licenciandos em formação inicial do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE – campus Ouricuri teve grande relevância. Três estudantes de graduação tiveram a possibilidade de coletar e sistematizar os dados, que os permitiu reelaborar a compreensão que tinham sobre sua formação profissional como docentes de química. Os resultados obtidos demonstram que houve um estabelecimento de relação entre os estudos realizados durante o curso de licenciatura e a extenso de atuação dos professores participantes do curso livre de extensão. O diálogo contribuiu para dissolver estereótipos existentes, principalmente no que diz respeito à cisão entre prática e teoria e entre conhecimentos pedagógicos e específicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19943_TB4851_04102023200905.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE FARIAS DE FRANÇA BATISTA" "autor_nome_curto" => "GISELLE" "autor_email" => "gisellebatista795@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }