HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PRÁTICA NA SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97277 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3487 "inscrito_id" => 15071 "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PRÁTICA NA SALA DE AULA" "resumo" => "A matemática está em todas as partes, no nosso cotidiano em geral. Precisamos dela para calcular medida, tempo e afins. Essa ciência foi sendo desenvolvida longo dos tempos, seu processo evolutivo, se deu em várias épocas e pessoas diferentes. Em relação à essa ciência, é comum que os alunos considerem uma disciplina desafiadora e questionem quando e como os conceitos aprendidos em sala de aula serão úteis em suas vidas. No entanto, é papel fundamental do professor, como responsável pela formação dos alunos, orientá-los no processo de aprendizagem. Estudar a história da matemática é entender que essa ciência surgiu da própria necessidade do homem em contar e medir e foi sendo aprimorada a partir de determinadas situações. Este artigo aborda como e qual a importância de inserir a história da matemática em sala de aula. Ao encontrar problemas na história matemática. Os professores dão aos alunos a oportunidade de se familiarizar com a ciência como um campo de conhecimento em construção. A história da matemática é uma abordagem e estratégia inspiradora para o ensino de conteúdos matemáticos, dando aos alunos motivação e razão para construir seus conhecimentos matemáticos. Diante disso buscamos, a partir de estudos bibliográficos, trazer métodos de inserir nas atividades pedagógicas a História da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15071_TB3487_04102023190940.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DUCILENE FERREIRA DA CONCEICAO" "autor_nome_curto" => "DUCILENE" "autor_email" => "ducileneconceicao.2018004" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97277 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3487 "inscrito_id" => 15071 "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PRÁTICA NA SALA DE AULA" "resumo" => "A matemática está em todas as partes, no nosso cotidiano em geral. Precisamos dela para calcular medida, tempo e afins. Essa ciência foi sendo desenvolvida longo dos tempos, seu processo evolutivo, se deu em várias épocas e pessoas diferentes. Em relação à essa ciência, é comum que os alunos considerem uma disciplina desafiadora e questionem quando e como os conceitos aprendidos em sala de aula serão úteis em suas vidas. No entanto, é papel fundamental do professor, como responsável pela formação dos alunos, orientá-los no processo de aprendizagem. Estudar a história da matemática é entender que essa ciência surgiu da própria necessidade do homem em contar e medir e foi sendo aprimorada a partir de determinadas situações. Este artigo aborda como e qual a importância de inserir a história da matemática em sala de aula. Ao encontrar problemas na história matemática. Os professores dão aos alunos a oportunidade de se familiarizar com a ciência como um campo de conhecimento em construção. A história da matemática é uma abordagem e estratégia inspiradora para o ensino de conteúdos matemáticos, dando aos alunos motivação e razão para construir seus conhecimentos matemáticos. Diante disso buscamos, a partir de estudos bibliográficos, trazer métodos de inserir nas atividades pedagógicas a História da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15071_TB3487_04102023190940.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DUCILENE FERREIRA DA CONCEICAO" "autor_nome_curto" => "DUCILENE" "autor_email" => "ducileneconceicao.2018004" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }