PROPOSTA DE LABORATÓRIO VIRTUAL PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA EM MEIO A PANDEMIA DECORRENTE DA COVID-19
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99340 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6176 "inscrito_id" => 4906 "titulo" => "PROPOSTA DE LABORATÓRIO VIRTUAL PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA EM MEIO A PANDEMIA DECORRENTE DA COVID-19" "resumo" => "A pandemia resultada pela COVID-19 afetou a vida das pessoas, inclusive na educação. Com isso, foi necessário a adaptação na modalidade remota (EAD). Para que a qualidade de ensino não seja influenciada nesse formato, se faz necessário buscar formas de tornar o processo de aprendizagem interessante e atrativo para os alunos. Neste cenário, as metodologias ativas se destacam por desenvolver a autonomia do aluno e o estímulo para investigação científica. Dentre elas pode-se citar a experimentação, que é de suma importância para o ensino de Química, mas que em meio às medidas de isolamento social, ficou impossibilitado o uso de laboratórios físicos. Assim, este trabalho propõe-se avaliar uma proposta pedagógica que faz uso do laboratório virtual “Crocodile Chemistry” para ser usado em aulas experimentais remotas. A partir da análise de dificuldades apresentadas pelos alunos em química, em especial aqueles com deficiência física, em que soma-se o risco de segurança no uso de laboratórios físicos, acredita-se também que a proposta oferece vantagens em promover a inclusão educativa. Para esta avaliação fez-se uma coleta de dados de opinião de profissionais especializados em educação, inclusão e química, a partir de questionário estruturado em escala Likert e espaço para manifestação de sugestões e críticas. Verificou-se que, na opinião dos profissionais, a proposta se mostrou adequada para o ensino como também para a inclusão, sendo necessário, no entanto, traçar estratégias para ser acessível e de fácil uso para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4906_TB6176_08102023161727.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITORIA DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA VITÓRIA" "autor_email" => "mariavitoriadasilva15@liv" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99340 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6176 "inscrito_id" => 4906 "titulo" => "PROPOSTA DE LABORATÓRIO VIRTUAL PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA EM MEIO A PANDEMIA DECORRENTE DA COVID-19" "resumo" => "A pandemia resultada pela COVID-19 afetou a vida das pessoas, inclusive na educação. Com isso, foi necessário a adaptação na modalidade remota (EAD). Para que a qualidade de ensino não seja influenciada nesse formato, se faz necessário buscar formas de tornar o processo de aprendizagem interessante e atrativo para os alunos. Neste cenário, as metodologias ativas se destacam por desenvolver a autonomia do aluno e o estímulo para investigação científica. Dentre elas pode-se citar a experimentação, que é de suma importância para o ensino de Química, mas que em meio às medidas de isolamento social, ficou impossibilitado o uso de laboratórios físicos. Assim, este trabalho propõe-se avaliar uma proposta pedagógica que faz uso do laboratório virtual “Crocodile Chemistry” para ser usado em aulas experimentais remotas. A partir da análise de dificuldades apresentadas pelos alunos em química, em especial aqueles com deficiência física, em que soma-se o risco de segurança no uso de laboratórios físicos, acredita-se também que a proposta oferece vantagens em promover a inclusão educativa. Para esta avaliação fez-se uma coleta de dados de opinião de profissionais especializados em educação, inclusão e química, a partir de questionário estruturado em escala Likert e espaço para manifestação de sugestões e críticas. Verificou-se que, na opinião dos profissionais, a proposta se mostrou adequada para o ensino como também para a inclusão, sendo necessário, no entanto, traçar estratégias para ser acessível e de fácil uso para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4906_TB6176_08102023161727.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITORIA DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA VITÓRIA" "autor_email" => "mariavitoriadasilva15@liv" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }