O letramento científico é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes diante de problemas complexos. Com o intuito de promover essa habilidade, foi realizado um projeto de intervenção pedagógica na EEMTI Maria Conceição de Araújo, utilizando uma metodologia que envolveu a identificação de conceitos e habilidades relacionadas ao letramento científico, análise do nível de letramento científico dos estudantes por meio de uma avaliação inicial, desenvolvimento de atividades pedagógicas, monitoramento e avaliação dos resultados por meio de uma avaliação final. As atividades pedagógicas foram diversificadas e incluíram desde a leitura e interpretação de textos científicos até a elaboração de hipóteses e experimentos científicos em sala de aula, incentivando os alunos a utilizar materiais simples e de baixo custo para realizá-los em grupos ou individualmente. Durante as atividades, os professores acompanharam e orientaram os alunos, oferecendo feedbacks e sugestões para aprimorar as atividades. Ao final do projeto, foi realizada uma avaliação final do nível de letramento científico dos estudantes por meio de uma prova escrita, que indicou uma melhoria significativa após a intervenção pedagógica. O projeto foi eficaz para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes, permitindo que compreendessem e aplicassem conceitos científicos na prática, além de desenvolver habilidades importantes, como trabalho em grupo, pensamento crítico e resolução de problemas. As lições aprendidas e os pontos de melhoria identificados podem auxiliar outras instituições a investir em projetos semelhantes para melhorar a educação científica dos alunos.