A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101218 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8938 "inscrito_id" => 5177 "titulo" => "A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA)" "resumo" => "RESUMO O presente artigo tem como tema A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA). O projeto tem como objetivo geral analisar os desafios dos pedagogos que atuam na Rede Municipal de Ensino de Muaná – PA no que se refere ao Ensino de Matemática. Entender a formação inicial mostra a importância de se propor para este profissional a formação continuada que irá especificamente tentar sanar a deficiência de aprendizagem do professor para levar um ensino de qualidade com estratégias e ferramentas adequadas na aprendizagem. O projeto será desenvolvido, também, por meio de pesquisa bibliográfica (Revisão bibliográfica, Análise documental) e Trabalho de campo (com o questionário de pesquisa usando perguntas com a técnica da Escolha Múltipla). Ao afirmar suas dificuldades os pedagogos elencam os porquês? Dentre elas estão as dificuldades em ministrar as unidades temáticas: Probabilidade e estatística, Álgebra e Geometria, por não conhecer a fundo essas temáticas e principalmente por falta de aprofundamento no curso de pedagogia. A tabulação dos dados está um texto com respostas dos professores e a quantidade que concordam com a mesma opinião e que ainda vai gerar outros resultados. Sendo assim, podemos afirmar que o número de pedagogos que trabalham com a matemática na rede de ensino dos anos iniciais tende a ter dificuldades ao ministrar os objetos de ensino das unidades temáticas é bastante significativo e vem ganhando maiores proporções, pois esta temática sobre a matemática não é foco da formação inicial do pedagogo, mostrando assim a importância de se criar uma formação continuada voltada especificamente para o ensino da matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5177_TB8938_10092023094628.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE PIMENTA TAVARES" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "edp.elaine77@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101218 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8938 "inscrito_id" => 5177 "titulo" => "A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA)" "resumo" => "RESUMO O presente artigo tem como tema A MATEMÁTICA QUE SE ENSINA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DOS PEDAGOGOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MUANÁ (PA). O projeto tem como objetivo geral analisar os desafios dos pedagogos que atuam na Rede Municipal de Ensino de Muaná – PA no que se refere ao Ensino de Matemática. Entender a formação inicial mostra a importância de se propor para este profissional a formação continuada que irá especificamente tentar sanar a deficiência de aprendizagem do professor para levar um ensino de qualidade com estratégias e ferramentas adequadas na aprendizagem. O projeto será desenvolvido, também, por meio de pesquisa bibliográfica (Revisão bibliográfica, Análise documental) e Trabalho de campo (com o questionário de pesquisa usando perguntas com a técnica da Escolha Múltipla). Ao afirmar suas dificuldades os pedagogos elencam os porquês? Dentre elas estão as dificuldades em ministrar as unidades temáticas: Probabilidade e estatística, Álgebra e Geometria, por não conhecer a fundo essas temáticas e principalmente por falta de aprofundamento no curso de pedagogia. A tabulação dos dados está um texto com respostas dos professores e a quantidade que concordam com a mesma opinião e que ainda vai gerar outros resultados. Sendo assim, podemos afirmar que o número de pedagogos que trabalham com a matemática na rede de ensino dos anos iniciais tende a ter dificuldades ao ministrar os objetos de ensino das unidades temáticas é bastante significativo e vem ganhando maiores proporções, pois esta temática sobre a matemática não é foco da formação inicial do pedagogo, mostrando assim a importância de se criar uma formação continuada voltada especificamente para o ensino da matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5177_TB8938_10092023094628.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE PIMENTA TAVARES" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "edp.elaine77@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }