O uso da Inteligência Artificial (IA) se faz cada vez mais presente em nosso cotidiano. Essas ferramentas já têm aplicação marcante em áreas como saúde, finanças, transporte, varejo, segurança e educação. E o presente trabalho, que é resultado de um projeto integrador construído no IFRN/Campus Avançado Parelhas, envolvendo as áreas de língua inglesa e filosofia, dedicar- se-á à análise da utilização de inteligências artificiais na educação. A pesquisa visa destacar possíveis contribuições e limitações do emprego de ferramentas de IA no ensino de filosofia e língua inglesa para estudantes do Ensino Médio. Pretende-se identificar e apresentar, sucintamente, algumas ferramentas de IA que podem ser adotadas como suporte educacional nessas áreas, apontando algumas das possíveis contribuições e limitações da sua aplicação didático-pedagógica, e relatar as experiências vivenciadas pelos membros da pesquisa durante o uso de tais ferramentas. Utilizou-se da revisão bibliográfica do livro A Inteligência Artificial e o Futuro da Educação, de Ingrid Seabra e dos artigos O Desafio das Tecnologias de Inteligência Artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores, de Artur Parreira, Lúcia Lehmann e Mariana Oliveira e ChatGPT for Good? On Opportunities and Challenges of Large Language Models for Education, de Enkelejda Kasneci et al. para auxiliar na análise das contribuições e limitações das IA’s como recursos educacionais. Como contribuições educacionais das IA’s pode- se destacar: gerar, de forma rápida, problemas práticos e questionários que podem ser problematizados durante as aulas; produzir explicações ou soluções passo a passo para auxiliar os estudantes na revisão dos temas; criar resumos e esquemas conceituais que contribuem com a compreensão dos pontos principais de um texto etc. Esses e outros benefícios, bem como algumas das possíveis limitações ou implicações da utilização educacional dessas ferramentas serão explorados ao longo deste trabalho.