AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPELHO DAS DIFICULDADES DOCENTES NO PERÍODO PANDÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96503 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2449 "inscrito_id" => 2921 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPELHO DAS DIFICULDADES DOCENTES NO PERÍODO PANDÊMICO" "resumo" => "Traçou-se como foco deste trabalho a análise de alguns artigos que tratam da avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental II frente à pandemia da Covid-19, mais especificamente no recorte temporal de 2020 a 2022. Acreditamos que a dinâmica que relaciona o sujeito à aprendizagem não pode ser reduzida a números, portanto esta pesquisa teve seu embasamento teórico-metodológico construído a partir de um formato do tipo bibliográfico-documental. Fundamentam esta reflexão autores contemporâneos especializados e tidos como referência na temática, a exemplo de Freire (1987), Luckesi (1999) e Hoffmann (2011). O trabalho apresentará, primeiramente, uma abordagem mais conceitual sobre a avaliação da aprendizagem baseada na leitura de especialistas na temática, seguido de um breve resumo com dados sobre os impactos da Covid-19 na educação, alinhado com os resultados da análise dos artigos publicados sobre a avaliação da aprendizagem no período pandêmico e as implicações pedagógicas desses resultados no trabalho docente. Nesse contexto, incluir-se-á, também, a maneira como a avaliação está posta na BNCC (BRASIL, 2018). Este trabalho nos oportunizou a percepção do cenário atual, onde mais do que nunca professores precisaram se reinventar para avaliar o seu aluno. Notou-se o quanto o professor e a socialização são favoráveis ao processo ensino-aprendizagem, além de apontar para as dificuldades no uso de diferentes tecnologias (ausência de letramento digital mínimo), tanto para alguns professores quanto para estudantes e seus familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2921_TB2449_28112023145931.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID CHRISTIAN DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PROF. DAVID" "autor_email" => "prof.davidoliveira4@gmail" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC (CESMAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96503 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2449 "inscrito_id" => 2921 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPELHO DAS DIFICULDADES DOCENTES NO PERÍODO PANDÊMICO" "resumo" => "Traçou-se como foco deste trabalho a análise de alguns artigos que tratam da avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental II frente à pandemia da Covid-19, mais especificamente no recorte temporal de 2020 a 2022. Acreditamos que a dinâmica que relaciona o sujeito à aprendizagem não pode ser reduzida a números, portanto esta pesquisa teve seu embasamento teórico-metodológico construído a partir de um formato do tipo bibliográfico-documental. Fundamentam esta reflexão autores contemporâneos especializados e tidos como referência na temática, a exemplo de Freire (1987), Luckesi (1999) e Hoffmann (2011). O trabalho apresentará, primeiramente, uma abordagem mais conceitual sobre a avaliação da aprendizagem baseada na leitura de especialistas na temática, seguido de um breve resumo com dados sobre os impactos da Covid-19 na educação, alinhado com os resultados da análise dos artigos publicados sobre a avaliação da aprendizagem no período pandêmico e as implicações pedagógicas desses resultados no trabalho docente. Nesse contexto, incluir-se-á, também, a maneira como a avaliação está posta na BNCC (BRASIL, 2018). Este trabalho nos oportunizou a percepção do cenário atual, onde mais do que nunca professores precisaram se reinventar para avaliar o seu aluno. Notou-se o quanto o professor e a socialização são favoráveis ao processo ensino-aprendizagem, além de apontar para as dificuldades no uso de diferentes tecnologias (ausência de letramento digital mínimo), tanto para alguns professores quanto para estudantes e seus familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2921_TB2449_28112023145931.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID CHRISTIAN DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PROF. DAVID" "autor_email" => "prof.davidoliveira4@gmail" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC (CESMAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }