Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96043 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1830 "inscrito_id" => 6768 "titulo" => "O PERFIL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL" "resumo" => "O artigo científico intitulado “O perfil dos alunos da educação de jovens e adultos numa perspectiva histórico-social” aqui apresentado, tem como principal objetivo conceituar, analisar e refletir as questões histórico-sociais que exercem influência sob o ensino de jovens e adultos no Brasil. Pretende-se também compreender de forma clara qual é o perfil do aluno no qual a EJA se destina nos dias atuais, visto que, é percebível uma mudança nesse público de alunos. As idades são variadas, os costumes se diferenciam, as razões pelo qual não conseguiram concluir seus estudos são também distintas. E é a partir dessas reflexões que se pretende entender um pouco mais sobre a visão preconceituosa que a sociedade e as forças governamentais insistem em colocar em cima dessa modalidade de ensino que é tão subestimada. O problema principal é exatamente a falta da práxis metodológica, o ato de refletir-agir-refletir não condiz com o cenário escolar desse público. Nesse sentido, surge as seguintes indagações: Como deve se dar a relação do docente com esse aluno que está voltando para a escola depois de tanto tempo? Quais as metodologias que devem nortear esse processo de (re) educação? E como objetivo principal dessa pesquisa, é necessário analisar qual é o perfil do aluno e a posição que, este ocupa na Educação de Jovens e Adultos. Para ajudar nessa reflexão, foi necessário entender e buscar o olhar de alguns autores, sendo eles, Freire (1980), Gonsalves (2001), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d).O artigo científico intitulado “O perfil dos alunos da educação de jovens e adultos numa perspectiva histórico-social” aqui apresentado, tem como principal obje" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6768_TB1830_10102023101636.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA RÉGIA CALDAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria182017@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96043 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1830 "inscrito_id" => 6768 "titulo" => "O PERFIL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL" "resumo" => "O artigo científico intitulado “O perfil dos alunos da educação de jovens e adultos numa perspectiva histórico-social” aqui apresentado, tem como principal objetivo conceituar, analisar e refletir as questões histórico-sociais que exercem influência sob o ensino de jovens e adultos no Brasil. Pretende-se também compreender de forma clara qual é o perfil do aluno no qual a EJA se destina nos dias atuais, visto que, é percebível uma mudança nesse público de alunos. As idades são variadas, os costumes se diferenciam, as razões pelo qual não conseguiram concluir seus estudos são também distintas. E é a partir dessas reflexões que se pretende entender um pouco mais sobre a visão preconceituosa que a sociedade e as forças governamentais insistem em colocar em cima dessa modalidade de ensino que é tão subestimada. O problema principal é exatamente a falta da práxis metodológica, o ato de refletir-agir-refletir não condiz com o cenário escolar desse público. Nesse sentido, surge as seguintes indagações: Como deve se dar a relação do docente com esse aluno que está voltando para a escola depois de tanto tempo? Quais as metodologias que devem nortear esse processo de (re) educação? E como objetivo principal dessa pesquisa, é necessário analisar qual é o perfil do aluno e a posição que, este ocupa na Educação de Jovens e Adultos. Para ajudar nessa reflexão, foi necessário entender e buscar o olhar de alguns autores, sendo eles, Freire (1980), Gonsalves (2001), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d).O artigo científico intitulado “O perfil dos alunos da educação de jovens e adultos numa perspectiva histórico-social” aqui apresentado, tem como principal obje" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6768_TB1830_10102023101636.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA RÉGIA CALDAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria182017@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo científico intitulado “O perfil dos alunos da educação de jovens e adultos numa perspectiva histórico-social” aqui apresentado, tem como principal objetivo conceituar, analisar e refletir as questões histórico-sociais que exercem influência sob o ensino de jovens e adultos no Brasil. Pretende-se também compreender de forma clara qual é o perfil do aluno no qual a EJA se destina nos dias atuais, visto que, é percebível uma mudança nesse público de alunos. As idades são variadas, os costumes se diferenciam, as razões pelo qual não conseguiram concluir seus estudos são também distintas. E é a partir dessas reflexões que se pretende entender um pouco mais sobre a visão preconceituosa que a sociedade e as forças governamentais insistem em colocar em cima dessa modalidade de ensino que é tão subestimada. O problema principal é exatamente a falta da práxis metodológica, o ato de refletir-agir-refletir não condiz com o cenário escolar desse público. Nesse sentido, surge as seguintes indagações: Como deve se dar a relação do docente com esse aluno que está voltando para a escola depois de tanto tempo? Quais as metodologias que devem nortear esse processo de (re) educação? E como objetivo principal dessa pesquisa, é necessário analisar qual é o perfil do aluno e a posição que, este ocupa na Educação de Jovens e Adultos. Para ajudar nessa reflexão, foi necessário entender e buscar o olhar de alguns autores, sendo eles, Freire (1980), Gonsalves (2001), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.