Os jogos educacionais são ferramentas que possibilitam a viabilização da aprendizagem de maneira dinâmica e participativa, desvinculando as práticas de ensino do método tradicional ou dos moldes da “educação bancária”. Entretanto, o jogo em uma perspectiva educacional, não serve apenas para divertir, ele deve possuir objetivos pedagógicos claros, estar inserido em um contexto de ensino que contemple a interação, a motivação e a descoberta, facilitando a aprendizagem dos conteúdos científicos. O produto educacional aqui apresentado nasceu dos trabalhos de um Grupo de Estudos com foco em práticas pedagógicas e tecnologias educacionais, desenvolvido no IFMA - Campus Zé Doca, por professores e alunos do Curso de Licenciatura em Química e Licenciatura em Matemática, tendo como um dos objetivos desenvolver jogos educacionais a partir do uso de sequências didáticas. Intitulado “Descodificando a Química”, o jogo apresentado possibilita explorar os conteúdos científicos de forma contextualizada e dinâmica. O desenvolvimento do game se deu de forma analógica utilizando-se de materiais de baixo custo, como cartolinas, folhas A4, pincel e canetas, construído a partir de elementos da gameficação. A proposta contempla uma sequência de conteúdos sobre a tabela periódica, descodificando número atômico e distribuição eletrônica em várias etapas, porém em um aspecto coeso e sequencial. O jogo educacional foi divido em 3 fases: a primeira tem números atômicos que os discentes irão distribuir, a segunda visa identificar os elementos, na terceira irão selecionar o lugar na tabela, através de atividades diferentes que contemplam habilidades cognitivas de observação, análise e resolução de problemas. O game foi desenvolvido de forma que uma sequência organizada de conteúdos fosse abordada em cada passo até que os alunos obtenham o resultado esperado descodificando a tabela periódica para decifrar onde cada informação se encaixa. A abordagem metodológica ativa presente do jogo pode ser aplicada para alunos do Ensino Fundamental e Médio.